CREF16/RN divulga balanço da fiscalização no primeiro semestre de 2023

CREF16/RN divulga balanço da fiscalização no primeiro semestre de 2023

Conselho ampliou em mais de 150% o número de fiscalizações realizadas quando comparado com o mesmo período de 2022

O Conselho Regional de Educação Física da 16ª Região (CREF16/RN) divulgou os resultados das ações desenvolvidas no primeiro semestre deste ano no Rio Grande do Norte. De acordo com o relatório do órgão, foram realizadas mais de 1.800 ações de fiscalização às academias e escolas do Estado. O número foi 2,5 vezes maior do que o obtido no mesmo período de 2022. Os dados correspondem ao relatório apresentado pelo Departamento de Orientação e Fiscalização do CREF16/RN.

“Esses números são fruto de um trabalho estrutural que realizamos no nosso departamento de fiscalização. Aumentamos o número de fiscais, aprovamos novas resoluções e ampliamos o projeto de fiscalização, realizando um trabalho conjunto em nossas Câmaras de Fiscalização e Normatização. Com isso, protegemos a sociedade que utiliza os serviços desenvolvidos por profissionais de Educação Física, que são as pessoas qualificadas para exercer a profissão.”, afirmou o presidente do CREF16/RN, Francisco Borges (CREF 001001-G/RN).

De janeiro a junho deste ano, o Conselho realizou um total de 1.806 ações de fiscalização em 104 municípios, número que equivale a 62% do total de municípios do Estado. Dentro das ações de fiscalização, 20 estabelecimentos foram interditados. O CREF16/RN também obteve 210 denúncias recebidas e fiscalizadas. Entre as irregularidades constatadas, a mais recorrente foi a presença de pessoas não habilitadas atuando como Profissionais da Educação Física nos estabelecimentos. Desses, 90% se regularizaram após a autuação e 10% foram encaminhados ao Ministério Público para responder por exercício ilegal da profissão.

“É importante ressaltar que quando falamos em Profissional estamos falando de quem é bacharel ou licenciado em Educação Física e possui registro no CREF16/RN. Na ausência desse registro, o exercício da atividade torna-se totalmente ilegal”, informa Franklin Deweskley Soares (CREF 001228-G/RN), presidente da Câmara de Orientação e Fiscalização do CREF16/RN. “O Conselho tem como função orientar e fiscalizar os Profissionais de Educação Física e os estabelecimentos. Além disso, nós prezamos pelo bem-estar da população. Garantir a atividade regular do profissional, é garantir a segurança e a saúde das pessoas”, enfatizou.

Vale lembrar que, de acordo com o art. 171 do Código Penal, ao se passar por professor de musculação, por exemplo, ou exercer atividade sem registro junto ao CREF16/RN, a pessoa obtém vantagem ilícita. Dessa forma, comete crime com pena de 1 a 5 anos de reclusão e multa. Além disso, o indivíduo também viola o artigo 47 da Lei das Contravenções Penais, com pena de prisão simples, podendo variar de quinze dias a três meses, ou multa.

O CREF16/RN recebe denúncias de irregularidades através da ouvidoria do Conselho, no site oficial www.cref16.org.br.

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Assine nossa Newsletter

Ônibus do ABC Futebol Clube é penhorado Casas Bahia abre vagas para PCD no Nordeste São João em Natal: Edição 2024 será mais modesta, diz prefeito Pesquisa Prefeitura de Natal 2024: Carlos Eduardo lidera levantamento do Instituto Seta MPRN recomenda que governo do RN não aumente salários nem faça concursos para evitar colapso fiscal Midway Mall comemora 19 anos com sorteio de três BYD zero quilômetro e desfile de moda Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador
Pular para o conteúdo