Fragata “Liberal” conta com mais de 40 anos de serviço e recebe visitantes na capital potiguar neste domingo
A Fragata “Liberal”, uma embarcação da Marinha do Brasil (MB), está pronta para receber os visitantes em uma rara oportunidade de acesso público. Ancorada no Porto de Natal de 11 a 14 de agosto, o navio de guerra estará aberto para visitação no domingo (13.ago.2023), das 13h30 às 16h30. Para aqueles que desejam explorar a peça do poder naval brasileiro, as senhas estarão disponíveis até 15h45.
Construída nos estaleiros da Vosper Thornycroft, na Inglaterra, a Fragata “Liberal” foi integrada à Marinha em 18 de novembro de 1978. Com sua missão primordial de conduzir operações navais de combate, contribuindo para o controle de áreas marítimas, negação do uso do mar ao inimigo, projeção de poder sobre a terra e dissuasão, o navio é subordinado ao Comando do Primeiro Esquadrão de Escolta (ComEsqdE-1), com base na cidade de Niterói, Rio de Janeiro.
Em sua trajetória de mais de quatro décadas de serviço, a Fragata “Liberal” desempenhou inúmeras comissões ao lado de navios da MB e marinhas aliadas. Além disso, tem se destacado por sua habilidade em operar de forma conjunta com outras forças e forças internacionais, sempre demonstrando um nível exemplar de treinamento e prontidão de sua tripulação.
A recente iniciativa da embarcação, a Operação “Guinex” III, teve início no último domingo (6.ago). A operação tem como objetivo fortalecer a interoperabilidade com as Marinhas e Guardas Costeiras de países localizados no Golfo da Guiné, por meio de exercícios realizados tanto no mar quanto no porto.
Como representante do Brasil no Atlântico Sul, a Fragata “Liberal” desempenhará um papel vital nesta operação que se estenderá até outubro, tendo a cidade de Natal (RN) como seu primeiro porto logístico.
Foto: Divulgação/Marinha do Brasil
Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.