Desabamento de muro em Neópolis desloca moradores e mobiliza autoridades
Nesta segunda-feira (21.ago.2023), um incidente envolvendo o desabamento do muro de contenção da lagoa de captação Ouro Preto, localizada no bairro de Neópolis, na zona Sul de Natal, gerou um deslizamento que afetou uma parte de oito residências da área. A Prefeitura da capital afirmou que trabalha de forma integrada, unindo esforços para oferecer auxílio e assistência às famílias atingidas.
O prefeito da capital, Álvaro Dias (Republicanos), esteve pessoalmente no local para acompanhar as operações conduzidas por uma força-tarefa composta por diferentes setores da administração municipal. Até o momento, a Defesa Civil de Natal interditou seis residências por precaução.
“Estamos aqui para prestar solidariedade às vítimas, bem como garantir todo apoio, suporte e acolhimento necessários. Desde quando fomos informados do ocorrido, deslocamos equipes para o local. É importante ressaltar que nenhum óbito foi registrado. Iremos garantir o abrigamento de forma emergencial e o aluguel social para as famílias atingidas até que se possa restabelecer a infraestrutura das casas atingidas para os moradores voltarem aos seus lares com segurança”, ressaltou Álvaro Dias.
Equipes da Defesa Civil do Município permanecem no local, monitorando a extensão dos danos e as condições de segurança. A Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas) também atuou prontamente, mobilizando servidores do Departamento de Abordagem Social para cadastrar os moradores afetados e oferecer assistência logística na remoção de pertences, móveis e eletrodomésticos, além de garantir alojamento temporário, itens de higiene e colchões. De acordo com informações iniciais, oito pessoas solicitaram abrigo e a Semtas irá determinar um local apropriado para acomodá-las.
O cadastramento servirá também para garantir o acesso ao benefício do aluguel social, que será disponibilizado até que os moradores possam regressar às suas residências após a conclusão dos reparos necessários. A Guarda Municipal de Natal também atuou na região com um contingente adicional. A Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra) já iniciou o planejamento para a limpeza da área afetada e a restauração do muro de contenção.
Foto: Alex Régis / Secom
Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.