Cidadãos podem realizar o procedimento de casa, sem precisar se deslocar ao órgão
O Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte (Detran-RN) lançou nesta segunda-feira (4.dez.2023) um novo serviço que permite aos proprietários de veículos zero-quilômetro realizar o primeiro emplacamento de forma totalmente digital.
A novidade vai facilitar a emissão do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) e a liberação para confecção das placas veiculares.
Para ter acesso ao serviço, o cidadão deve fazer login no Portal de serviços do Detran-RN e clicar em “Veículo / Primeiro Emplacamento / Abrir processo de Primeiro Emplacamento”.
Em seguida, é necessário informar os dados solicitados, como número do documento do proprietário, chassi do veículo e chave de acesso da nota fiscal. Também é preciso selecionar a categoria do veículo.
Na tela seguinte, será necessário fazer a atualização cadastral e anexar, em formato PDF, um documento de identificação pessoal com foto, um comprovante de residência e a nota fiscal do veículo.
Após confirmar os dados, o usuário receberá um e-mail de confirmação com orientações para pagamento dos débitos referentes ao processo.
Para finalizar o processo, é necessário quitar a taxa de Registro de Veículos e, pelo menos, a primeira Cota do IPVA.
Com os débitos pagos, o processo será auditado pelo Detran-RN. Após a conclusão da auditoria, o proprietário poderá emitir o CRV e o código de segurança.
Com o CRV em mãos, o proprietário pode se dirigir a uma empresa emplacadora credenciada ao Detran de sua preferência para realizar a confecção das placas.
O serviço de primeiro Registro de Veículos custa R$ 100 para veículos sem financiamento, já para os veículos financiados o valor fica R$ 154.
O Detran-RN informou que o novo serviço está disponível inicialmente apenas para pessoas físicas.
Foto: Divulgação Detran
Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.