Mulheres usaram dados de estrangeiros para abrir contas e contratar empréstimos
A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta quarta-feira (20.dez.2023) a Operação Tarjetas, que investiga fraudes contra a Caixa Econômica Federal (CEF) em João Câmara, na Região do Mato Grande, no interior do Rio Grande do Norte.
As investigações apontam que as fraudes, que totalizaram R$ 470 mil, foram realizadas por meio da utilização de documentos falsos para abertura de contas, contratação de cartões de crédito e empréstimos pessoais.
De acordo com a PF, as medidas de busca e apreensão foram cumpridas em endereços residenciais nas cidades de João Câmara e Parnamirim. A investigação constatou que foram utilizados dados cadastrais de seis estrangeiros de nacionalidade espanhola para a realização das fraudes, sem o conhecimento das vítimas.
Com as contas e cartões de crédito em mãos, as fraudadoras simularam operações financeiras para retirada dos valores contratados a título de cheque especial e empréstimos pessoais. Esses valores eram posteriormente transferidos para as contas bancárias das mentoras da fraude.
As investigadas, três mulheres, responderão pelos crimes de furto mediante fraude e lavagem de dinheiro. As penas somadas podem chegar a 5 a 18 anos de reclusão e multa.
O nome da operação faz referência ao termo espanhol que significa “cartão”.
Foto: Divulgação/PF
Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.