Secretaria Municipal de Saúde de Natal reconhece aumento na demanda e explica fatores contribuintes
A Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) do Satélite, localizada no bairro Pitimbu, na Zona Sul de Natal, enfrentou, nesta segunda-feira (8.jan.2024), mais um dia de alta demanda, resultando em longas esperas que chegaram a ultrapassar 8 horas, levando alguns pacientes a desistirem do atendimento. A situação foi agravada pelos relatos de pacientes que desistiram do atendimento devido à espera excessiva.
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Natal emitiu uma nota explicativa, destacando um aumento significativo na última semana na procura pelos serviços de urgência e emergência. Esse aumento, segundo a SMS, resultou em tempos de espera mais extensos, especialmente para pacientes com situações menos graves, como aqueles com síndromes gripais. A nota também apontou o recebimento de pacientes de outros municípios como um fator contribuinte para a elevação no tempo de espera.
A direção da UPA de Cidade Satélite informou que a média diária de atendimentos na unidade é de 300 pacientes. Entretanto, na segunda-feira em questão, até as 17h, apenas 219 pacientes haviam sido atendidos. A demanda maior não impactou a escala de profissionais, que permaneceu normal, sem desfalques.
SMS orienta sobre procurar a UPA em casos específicos
A SMS, ao reconhecer o aumento na demanda, emitiu orientações para que o público busque as UPAs em casos de febre alta, fraturas, parada cardíaca, infarto, derrame, queda com torção e dor intensa, reação alérgica grave, mordida de animais, acidentes de carro/moto, cólicas renais, falta de ar intensa, crises convulsivas, ferimentos por arma de fogo ou objeto cortante, dores fortes no peito, vômito constante, queimaduras e tentativa de suicídio. A pasta também esclarece que preconiza os atendimentos de acordo com a classificação por cores, priorizando casos de emergência e risco de vida.
Foto: Arquivo/POR DENTRO DO RN/Ilustração
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