Reuniões com Secretaria de Administração não trazem resolução para demandas salariais
Policiais civis do Rio Grande do Norte se reuniram em frente à Secretaria de Administração do Estado (Sead), na manhã desta quarta-feira (7.fev.2024), em Natal, para protestar por melhores salários e recomposição do quadro de agentes na corporação. Liderados pelo Sindicato dos Policiais Civis do RN (Sinpol), a categoria expressou preocupação com as perdas salariais acumuladas, estimadas em cerca de 40% nos últimos cinco anos, devido à inflação.
O Sinpol reivindica não apenas a melhoria salarial, mas também a recomposição do quadro de efetivos. Os serviços foram paralisados durante a manhã, enquanto os policiais aguardavam uma reunião agendada com o titular da Sead para as 11 horas, com o intuito de discutir a suspensão da paralisação e possíveis soluções para as demandas apresentadas.
No entanto, a reunião não trouxe os resultados esperados. O encontro entre representantes dos policiais civis e o secretário estadual de Administração, Pedro Lopes, terminou sem definições concretas sobre a pauta de recomposição salarial da categoria. Diante disso, os agentes decidiram antecipar a recomendação do Sinpol e paralisar o trabalho sob o regime das diárias operacionais, uma medida que inicialmente estava prevista apenas para o período do Carnaval.
Segundo Nilton Arruda, presidente do Sinpol, as perdas salariais em relação à inflação chegam a até 45% nos últimos cinco anos. Em relação ao sistema de diárias operacionais, ele destacou que os policiais trabalham seis horas para receber apenas R$ 100, o que demonstra uma defasagem significativa na remuneração.
A decisão de suspender as diárias operacionais antes do previsto visa pressionar o Governo do Estado por uma resposta concreta às demandas salariais até sexta-feira (9). Diante do impasse, uma nova reunião foi agendada pela Sead para o dia 7 de março, com o intuito de retomar as negociações em torno das questões apresentadas pelo Sinpol.
Foto: Divulgação/SINPOL-RN
Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.