Trechos do Seridó, Agreste, região Central, Litoral Norte e Litoral Oriental serão beneficiados com obras de recapeamento e sinalização.
A governadora Fátima Bezerra (PT) anunciou nesta segunda-feira (11.mar.2024) investimentos de R$ 428 milhões na restauração de 800 km de estradas em cinco regiões do Rio Grande do Norte. Os recursos são provenientes da primeira parcela do empréstimo feito no âmbito do Programa de Equilíbrio Fiscal (PEF).
Serão contemplados trechos rodoviários do Seridó, Agreste, região Central, Litoral Norte e Litoral Oriental. O Lote 1, lançado no final de fevereiro, abrange os distritos rodoviários de Mossoró e Pau dos Ferros. Já o Lote 2, anunciado pela governadora, tem 301 km e inclui, entre outros, 53 km do trecho Caicó/Acari da RN-288 e continuidade dela, do entroncamento da BR-427 até Jardim de Piranhas. Outro trecho é o da RN 118, que vai de Caicó a Ipueira.
O Lote 3, com 242,9 km, contempla o trecho da RN-003 que vai do entroncamento da BR-101 (Goianinha) até Tibau do Sul (18 km), a RN 221, do entroncamento da BR-101 até São Miguel do Gostoso (15,9 km) e 38 km da RN-203 no trecho São Tomé, entroncamento da RN-120.
Critérios técnicos e desenvolvimento socioeconômico
A escolha dos trechos foi feita levando em consideração critérios técnicos, como fluxo de passageiros e vocação para fomentar o desenvolvimento socioeconômico do Rio Grande do Norte. As obras incluem restauração do piso, recapeamento e sinalização.
Manutenção e conservação
A governadora Fátima Bezerra ressaltou que o processo de restauração das estradas não se esgota com os investimentos anunciados. “Isso é apenas o começo”, disse ela.
Paralelamente, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER/RN) mantém o programa de manutenção e conservação de estradas que inclui, entre outras ações, a operação tapa-buraco.
Recursos disponíveis
Fátima Bezerra também destacou que não haverá problemas de fluxo financeiro para fazer a restauração das estradas. “O dinheiro da primeira parcela do empréstimo do PEF já está disponível”, reforçou.
Foto: Demis Roussos/Ilustração/Arquivo
Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.