Estratégia visa evitar perda de doses com validade até abril de 2024
A Prefeitura de Natal, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), ampliou temporariamente a faixa etária para vacinação contra a dengue na capital potiguar. A partir desta quinta-feira (18.abr.2024), pessoas com idade entre 4 e 59 anos podem se vacinar contra a doença. A medida visa evitar a perda de doses do imunizante Qdenga (TAK-003), cujo prazo de validade se expira em 30 de abril de 2024.
Natal recebeu 18.806 doses da vacina Qdenga no primeiro lote, com validade até o final do mês. Até o dia 17 de abril, apenas 10.207 doses foram aplicadas no público-alvo inicial, entre 10 e 14 anos, o que representa cerca de 21,93% da população nessa faixa etária.
“A ampliação da faixa etária é temporária e vai durar enquanto houver estoque de doses nas unidades de saúde. É importante ressaltar que essa medida visa evitar o desperdício de vacinas”, explica Veruska Ramos, chefe do Núcleo de Agravos Imunopreveníveis (NAI) da SMS.
Orientações do Ministério da Saúde e Governo do RN
A ampliação da faixa etária em Natal segue a orientação do Ministério da Saúde, que, nesta quinta-feira (18), recomendou aos municípios potiguares a vacinação contra a dengue para pessoas entre 6 e 16 anos. Essa faixa etária foi adotada por outras cidades do estado, como Mossoró e Parnamirim.
Como se vacinar em Natal
A vacinação contra a dengue em Natal está disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 15h. O esquema vacinal é composto por duas doses do imunizante Qdenga, com intervalo de três meses entre elas.
Quem pode se vacinar?
- Pessoas com idade entre 4 e 59 anos 11 meses e 29 dias de idade;
Quem Não Pode se Vacinar?
- Gestantes;
- Lactantes;
- Menores de 4 anos;
- Maiores de 60 anos;
- Imunossuprimidos.
Documentos Necessários para Vacinação:
- Documento de identificação pessoal;
- Cartão de vacinação;
- Menores de idade devem estar acompanhados de um responsável maior de idade;
- Comprovante de residência em Natal.
A vacina contra a dengue é segura e eficaz na prevenção da doença.
A dengue é uma doença grave que pode levar à morte.
É importante tomar medidas para prevenir a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.
Foto: Renato Alves/ Agência Brasília
Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.