Servidores da Saúde aceitam proposta do Governo do Estado e encerram greve

Servidores da Saúde aceitam proposta do Governo do Estado e encerram greve

Após três semanas de paralisação, categoria decide voltar ao trabalho diante de novos termos negociados

Os servidores estaduais da saúde optaram por encerrar a greve que se estendia por três semanas, após aceitarem a última proposta apresentada pelo governo. A decisão foi tomada durante assembleia do Sindsaúde, realizada nesta quinta-feira (25.abr.2024) em Natal.

A partir desta sexta-feira (26.abr), os servidores retomarão suas atividades normalmente, marcando o fim do impasse que afetou o setor nos últimos dias.

Na quarta-feira (24.abr), representantes dos servidores se reuniram com o secretário estadual de Administração, Pedro Lopes, onde receberam uma nova proposta de reajuste salarial.

Durante a reunião, ficou acordado que o reajuste salarial será realizado em quatro etapas: um aumento de 4,6% em janeiro de 2025, seguido por outro em abril do mesmo ano, com base na inflação de 2024. Em janeiro de 2026, está previsto um novo acréscimo de 2%, e em abril do mesmo ano, outro reajuste baseado na inflação do ano anterior.

Além disso, o governo se comprometeu a promover um reenquadramento por tempo de serviço para os servidores com mais de 30 anos, mediante um projeto de lei em 2024 e implementação em maio de 2025.

Outras medidas incluem a equiparação do piso salarial da radiologia ao da enfermagem, com paridade e atualização para dois salários-mínimos em maio de 2025. Também está prevista uma mudança legislativa para incluir o plantão eventual no cálculo da gratificação natalina, além do pagamento dos passivos de implantação até 2023, a ser realizado em 2024, com parcelas mensais até outubro e o saldo restante em novembro e dezembro.

O governo informou ainda que buscará aplicar o piso da enfermagem aos aposentados em maio, em diálogo com o Ministério da Saúde, e planeja a realização de um novo concurso público para a saúde pública até junho de 2025, abrangendo os processos internos em andamento.

Foto: Reprodução/Sindsaúde

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Assine nossa Newsletter

Casas Bahia abre vagas para PCD no Nordeste São João em Natal: Edição 2024 será mais modesta, diz prefeito Pesquisa Prefeitura de Natal 2024: Carlos Eduardo lidera levantamento do Instituto Seta MPRN recomenda que governo do RN não aumente salários nem faça concursos para evitar colapso fiscal Midway Mall comemora 19 anos com sorteio de três BYD zero quilômetro e desfile de moda Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal
Pular para o conteúdo