DNIT informa sobre o progresso do desvio e planos para a nova ponte, enquanto usuários enfrentam estradas improvisadas e buscam rotas alternativas
As obras do desvio provisório na BR-304, em Lajes, Rio Grande do Norte, alcançaram 50% de execução, segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). A rodovia está interditada há quase um mês, após o rompimento de uma ponte no local.
O desvio, com 500 metros de extensão e 10,5 metros de largura, está sendo construído às margens da rodovia e terá pavimento de concreto asfáltico. A previsão é que seja liberado para uso na primeira quinzena de maio, mas a conclusão depende de condições climáticas favoráveis.
Enquanto o desvio oficial não fica pronto, os motoristas podem utilizar uma estrada improvisada por dentro de fazendas da região, mas pagam até R$ 30 para o trajeto.
Nova ponte em projeto
O DNIT também já está trabalhando no projeto para a construção de uma nova ponte na BR-304. A nova estrutura terá “conformações diferentes da travessia que colapsou”, visando maior capacidade de vazão e evitando novos rompimentos.
Rotas alternativas
No momento, os motoristas que precisam trafegar entre Natal e Mossoró podem utilizar as seguintes rotas alternativas:
Sentido Natal – Mossoró:
- Rota 1: BR-226/RN, via Currais Novos e Jucurutu (por Florânia), até Triunfo Potiguar. Pela RN-233 até Açu, acessando a BR-304 em direção a Mossoró.
- Rota 2: BR-406/RN até Macau, pela RN-118, acessando a BR-304/RN (no km 118, após o ponto de interdição), em direção a Mossoró.
Sentido Mossoró – Natal:
- Rota 3: Pela BR-304/RN, acessando a RN-118 (acesso a Ipanguaçu). Seguindo para Macau pela BR-406/RN, em direção à Natal.
- Rota 4: Pela BR-304/RN, acessando a RN-118 (acesso a São Rafael), via Jucurutu para BR-226/RN.
- Rota 5: Pela BR-110/RN e BR-226/RN até Natal.
- Rota 6: Saída única de Santana dos Matos via Jucurutu na BR-226/RN.
Foto: Dnit/Divulgação
Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.