Seturn propõe faixa exclusiva para ônibus na Av. Felizardo Moura

Seturn propõe faixa exclusiva para ônibus na Av. Felizardo Moura

Medida visa solucionar retenção e garantir fluidez no tráfego durante horários de pico

O Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros do Município do Natal (Seturn) está solicitando à Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU) a implementação de uma faixa exclusiva para o transporte coletivo no acesso à Ponte de Igapó, no sentido Quintas/Zona Norte, das 16h às 18h30, em dias úteis.

A medida visa reduzir o congestionamento no local, que tem se intensificado nos últimos meses, principalmente no horário de pico, causando transtornos aos usuários do transporte público.

Aumento da demanda e lentidão no retorno para casa

Desde janeiro deste ano, a Ponte de Igapó está com o sentido Zona Norte/Centro interditado para veículos particulares das 6h às 8h, de segunda a sexta-feira, para obras de restauração. Essa medida resultou em um aumento significativo no fluxo de veículos no sentido Quintas/Zona Norte, especialmente no final da tarde, quando os trabalhadores e estudantes retornam para casa.

De acordo com o Seturn, a retenção dos ônibus no acesso à ponte tem causado atrasos consideráveis nas viagens, impactando diretamente a qualidade de vida dos usuários. “Em média, são transportados 105 mil passageiros nas 33 linhas que trafegam pela ponte de Igapó”, explica Nilson Queiroga, consultor técnico do Seturn.

“Com a interdição no sentido Zona Norte/Centro, as pessoas estão chegando nos horários programados em seus trabalhos e locais de estudo, mas retornam para casa com longos atrasos devido à retenção dos ônibus”, complementa.

Faixa exclusiva como solução para a fluidez do transporte público

Com base na Lei Federal 12.587/12, que estabelece a prioridade do transporte coletivo sobre o transporte individual e de carga, o Seturn defende a implementação de uma faixa exclusiva para ônibus no sentido Quintas/Zona Norte, das 16h às 18h30. A medida, segundo o sindicato, contribuiria para a fluidez do trânsito na região, reduzindo os tempos de espera dos usuários e garantindo maior pontualidade nas viagens.

Benefícios para a população natalense

A iniciativa, além de beneficiar diretamente os 105 mil usuários das 33 linhas de ônibus que trafegam pela Ponte de Igapó, também contribuiria para a melhoria da mobilidade urbana na região, reduzindo o congestionamento e estimulando o uso do transporte público.

Sinalização e viabilidade da medida

O Seturn já solicitou à STTU a sinalização vertical para a faixa exclusiva, que seria afixada na Avenida Felizardo Moura, no sentido Quintas/Zona Norte, no horário das 16h às 18h30. A medida, considerada emergencial pelo sindicato, visa amenizar os impactos do congestionamento no local e garantir o direito à mobilidade urbana dos cidadãos natalenses.

Foto: Arquivo/POR DENTRO DO RN/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Assine nossa Newsletter

Casas Bahia abre vagas para PCD no Nordeste São João em Natal: Edição 2024 será mais modesta, diz prefeito Pesquisa Prefeitura de Natal 2024: Carlos Eduardo lidera levantamento do Instituto Seta MPRN recomenda que governo do RN não aumente salários nem faça concursos para evitar colapso fiscal Midway Mall comemora 19 anos com sorteio de três BYD zero quilômetro e desfile de moda Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal
Pular para o conteúdo