Ações educativas marcam lançamento do movimento em meio a crescente de acidentes
O Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, referência em atendimento a traumas em todo o Rio Grande do Norte, registra números alarmantes de acidentes com motocicletas. Somente entre os dias 6 e 7 de maio, 77 vítimas deram entrada na unidade. Para marcar o início do Maio Amarelo 2024, uma ação educativa foi realizada na manhã de segunda-feira (8.mai.2024) no pronto-socorro Clóvis Sarinho, reunindo autoridades e reforçando a necessidade de conscientização e fiscalização no trânsito.
Com o objetivo de chamar a atenção da sociedade para o crescente número de acidentes com motos, o movimento Maio Amarelo foi lançado no Walfredo Gurgel com a instalação do laço amarelo, símbolo da campanha, e ações educativas para pacientes e acompanhantes. A secretária de Estado da Saúde Pública (Sesap), Lyane Ramalho, alertou para a grave situação: “Vivemos uma verdadeira epidemia de acidentes, principalmente com motos. O Walfredo e todas as unidades de saúde estão sob pressão constante. Por isso, precisamos nos unir para conscientizar e fiscalizar”.
Entre fevereiro e abril deste ano, o Walfredo Gurgel atendeu 2.164 vítimas de acidentes de moto. O mês de março foi o recorde histórico, com 765 casos, o equivalente a um acidentado por hora dando entrada no hospital. Os dados do Núcleo de Acesso e Qualidade Hospitalar da unidade revelam que a maioria dos atendimentos é proveniente da Região Metropolitana de Natal, com destaque para os bairros de Lagoa Nova, Potengi e Alecrim.
Perfil das vítimas: Jovens são os mais afetados
As estatísticas indicam que as vítimas de acidentes de moto são majoritariamente jovens em idade produtiva. Quase 60% dos pacientes atendidos no Walfredo Gurgel têm entre 21 e 40 anos. As principais lesões são fraturas na perna, traumatismo craniano e fraturas no antebraço, pé e ombro/braço.
Ciente da gravidade da situação, a Sesap vem implementando medidas para reduzir o número de acidentes e melhorar o atendimento às vítimas. O Walfredo Gurgel recebeu 15 novos leitos para ortopedia no fim do ano passado e está em processo de ampliação do centro cirúrgico e enfermarias, com um investimento de R$ 9 milhões. Além disso, 20 leitos exclusivos para atendimento ortopédico foram abertos no Hospital Deoclécio Marques de Lucena, em Parnamirim.
No interior do estado, a Sesap também está investindo na linha de atendimento ortopédico de urgência, com estruturas em funcionamento nos hospitais regionais de Mossoró, Assu, Pau dos Ferros e Caicó. Pela primeira vez na história do RN, procedimentos ortopédicos eletivos estão sendo realizados em Assu e Pau dos Ferros.
Foto: Divulgação/Sesap
Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.