Chuvas atrasam conclusão do desvio provisório e obra da nova ponte segue em fase de análise
A obra do desvio da BR-304, em Lajes, no interior do Rio Grande do Norte, que teve sua liberação prevista para esta sexta-feira (10.mai.2024), ainda não foi concluída. Apesar da informação divulgada pela governadora Fátima Bezerra (PT) em suas redes sociais, o local segue em obras, com máquinas e trabalhadores em atividade.
O trecho da rodovia está interditado desde o início de abril, quando uma enxurrada derrubou a ponte sobre o Rio Ponta da Serra, na altura do km 203. Um desvio improvisado, com 2,7 km de extensão, foi aberto dentro de fazendas da região como alternativa para os motoristas, mas cobra pedágio de R$ 20 para carros de passeio e R$ 30 para caminhonetes. Carretas não são permitidas.
Atraso na conclusão do desvio provisório
O desvio provisório começou a ser construído no dia 3 de abril, com previsão inicial de conclusão em 15 dias. No entanto, as chuvas frequentes na região atrasaram o andamento das obras. O DNIT inicialmente ampliou o prazo para a primeira quinzena de maio, mas a governadora Fátima Bezerra antecipou a data para esta sexta-feira (10) em uma reunião com o Ministério dos Transportes em Brasília, no dia 6 de maio.
Construção da nova ponte em fase inicial
Enquanto o desvio provisório segue em obras, a construção da nova ponte sobre o Rio Ponta da Serra ainda está em fase inicial. O DNIT está analisando o anteprojeto para contratação emergencial da empresa responsável pela obra. Após a aprovação do anteprojeto, será iniciado o processo de licitação para a escolha da empresa especializada.
A nova ponte terá “conformações diferentes da travessia que colapsou”, com o objetivo de aumentar a capacidade de vazão do rio e reduzir o risco de novas ocorrências como a de março. No entanto, o DNIT ainda não definiu um prazo para a conclusão da obra.
Foto: Reprodução
Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.