Senador é inocentado de acusações feitas por adversário nas eleições de 2022
O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE/RN) absolveu, por unanimidade, o senador Rogério Marinho (PL-RN) da acusação de abuso de poder político e econômico. A decisão desta quinta-feira (16.mai.2024), seguiu o voto do relator, desembargador Expedito Ferreira, que não encontrou irregularidades cometidas pelo líder da oposição no Senado.
A denúncia foi apresentada pelo ex-prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves (PSD), adversário político de Marinho, nas eleições para o Senado em 2022. No entanto, as provas foram consideradas genéricas e insuficientes para comprovar qualquer abuso.
No relatório, o vice-presidente da Corte Eleitoral, desembargador Expedito Ferreira, destacou que “os depoimentos colhidos ao longo da vasta instrução não revelam cooptação de autoridades para obter indevidos apoios” por parte de Rogério Marinho. Além disso, não foi encontrada “prova real de interferência nos depoimentos e nos documentos acerca da atuação pessoal e direta do investigado para a liberação de recursos somente para municípios com alinhamento ideológico ao seu projeto político”. Também não houve evidência de que Marinho tenha condicionado repasses de valores à adesão de gestores municipais à sua campanha após deixar o cargo de ministro do Desenvolvimento Regional.
Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado/Ilustração
Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.