Boletim do Idema aponta três áreas inadequadas na Grande Natal
Três trechos de praia do litoral potiguar na Grande Natal estão impróprios para banho neste fim de semana, conforme o boletim de balneabilidade divulgado na sexta-feira (17.mai.2024) pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema).
Os pontos impróprios são:
- Foz do Rio Pirangi, em Nísia Floresta
- Areia Preta, na Praça da Jangada, em Natal
- Redinha, no Rio Potengi, em Natal
O boletim de balneabilidade analisa a quantidade de coliformes termotolerantes nas águas, classificando-as segundo normas do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama). A validade da análise é de uma semana, quando novos testes são realizados e um novo boletim é publicado.
Ao todo, 33 trechos de banho são analisados em Natal, Parnamirim, Nísia Floresta e Extremoz. O estudo é realizado em parceria entre o Idema e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN).
Areia Preta
A Praça da Jangada na praia de Areia Preta está imprópria para banho há um ano, conforme os boletins de balneabilidade. Recentemente, a situação foi discutida na Assembleia Legislativa do RN devido à “Língua Negra”, uma mancha escura que sai de uma tubulação e chega ao mar. A prefeitura de Natal notificou 83 imóveis de Mãe Luiza e Areia Preta com ligações de esgoto clandestinas, que estão despejando resíduos no mar.
Foto: Caroline Macedo/Idema/Ilustração/Arquivo
Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.