Dom João Santos Cardoso participa de cerimônia solene na Basílica de São Pedro
O arcebispo de Natal, Dom João Santos Cardoso, recebeu na manhã de sábado (29.jun.2024) o pálio arquiepiscopal abençoado das mãos do Papa Francisco, em uma cerimônia solene realizada na Basílica de São Pedro, no Vaticano. O evento contou com a presença de 42 arcebispos nomeados nos últimos 12 meses, incluindo cinco brasileiros.
Segundo a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o pálio é uma vestimenta litúrgica colocada sobre os ombros dos arcebispos, simbolizando sua missão pastoral. Derivada do latim “pallium”, que significa manto de lã, esta faixa é confeccionada com lã de ovelhas criadas pelos monges trapistas da Abadia de Tre Fontane, em Roma.
Na cerimônia, Dom João Santos Cardoso, que tomou posse como arcebispo de Natal em outubro de 2023, também pronunciou o juramento de fidelidade ao lado dos demais novos arcebispos. O pálio será imposto formalmente ao arcebispo no dia 7 de julho, durante uma celebração na Catedral Metropolitana de Natal, presidida pelo Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giambattista Diquattro.
Dom João destacou a importância do momento para sua trajetória pastoral. “Receber o pálio das mãos do Papa Francisco é uma honra e uma grande responsabilidade. Este símbolo reforça nosso compromisso com a missão de servir e guiar o povo de Deus”, declarou o arcebispo.
Foto: Vatican Media/Divulgação
Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.