Levantamento do Instituto Seta revela preferências eleitorais e avaliação de gestões públicas na capital potiguar
Uma pesquisa do Instituto Seta, divulgada nesta quinta-feira (4.jul.2024) pelo Blog do BG, traz novos números sobre a corrida eleitoral para a Prefeitura de Natal. O levantamento ouviu 800 eleitores entre os dias 29 e 30 de junho, apresentando uma margem de erro de 3,5 pontos percentuais e um intervalo de confiança de 95%. A pesquisa está registrada na Justiça Eleitoral sob o código RN-06963/2024.
Resultados da pesquisa estimulada
No cenário estimulado, onde os entrevistados recebem uma lista de candidatos, o ex-prefeito Carlos Eduardo Alves (PSD) desponta na liderança com 36% das intenções de voto. Em segundo lugar, aparece o deputado federal Paulinho Freire (União Brasil), com 20%, seguido pela deputada federal Natália Bonavides (PT), com 15,5%, e pelo ex-deputado federal Rafael Motta (Avante), com 2,8%. Outros candidatos, como Camila Barbosa (Psol) e Nando Poeta (PSTU), têm 1,5% e 0,5%, respectivamente. O número de eleitores que declararam votar em branco, nulo ou em nenhum candidato chega a 16,3%, enquanto 7,5% dos entrevistados não souberam ou não quiseram responder.
Fotos: Paulinho Freire Elpídio Júnior/Câmara de Natal- / Nathália Bonavides – Verônica Macêdo/Câmara de Natal /
Cenário alternativo
Em um segundo cenário, sem a presença de Rafael Motta, Camila Barbosa e Nando Poeta, Carlos Eduardo aumenta ligeiramente sua vantagem, alcançando 37,5%. Paulinho Freire sobe para 20,9% e Natália Bonavides para 15,8%. Nesse cenário, 18,8% dos eleitores optaram por votar em branco, nulo ou em nenhum candidato, e 7,1% não souberam ou não quiseram responder.
Fotos: Rafael Motta – André Abrahão/PROS na Câmara/Ilustração / Camila Barbosa – Francisco de Assis/Câmara de Natal
Comparação com pesquisas anteriores
Comparando com a última pesquisa do Instituto Seta, realizada em 29 de maio, as oscilações de todos os candidatos ocorreram dentro da margem de erro. Paulinho Freire apresentou um crescimento de 3 pontos percentuais, passando de 17% para 20%, enquanto Carlos Eduardo subiu de 35,6% para 36% e Natália Bonavides de 13% para 15,5%. Rafael Motta registrou uma queda, indo de 4,6% para 2,8%. Esta foi a primeira vez que os nomes de Camila Barbosa e Nando Poeta foram incluídos na pesquisa.
Rejeição dos candidatos
A pesquisa também avaliou a rejeição dos candidatos. Natália Bonavides lidera com 18,4%, seguida por Carlos Eduardo com 12% e Paulinho Freire com 10,1%. Rafael Motta tem 7,5% de rejeição, Camila Barbosa 1,6%, Heró 0,3% e Nando Poeta 0,1%. Um percentual significativo de 30,8% dos entrevistados declarou que não votaria em nenhum dos candidatos listados, enquanto 19,3% não souberam ou não quiseram responder.
Avaliação das gestões
Os eleitores de Natal também foram consultados sobre a avaliação das gestões do prefeito Álvaro Dias (Republicanos), da governadora Fátima Bezerra (PT) e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
- Gestão de Álvaro Dias: 46% dos entrevistados aprovam a gestão, enquanto 45% desaprovam e 9% não souberam ou não quiseram responder.
- Gestão de Fátima Bezerra: A governadora possui uma desaprovação de 69%, com 27% de aprovação e 4% de indecisos.
- Gestão de Luiz Inácio Lula da Silva: O presidente Lula tem 48% de aprovação, 44% de desaprovação e 8% de indecisos.
Foto: Arquivo/Ilustração
Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.