Operação Braço Direito desvenda esquema de sonegação fiscal no RN
A Polícia Civil do Rio Grande do Norte, através da Delegacia Especializada em Investigação de Crimes contra a Ordem Tributária (DEICOT/DECCOR-LD), deflagrou na manhã desta terça-feira (16.jul.2024) a “Operação Braço Direito”. A operação visa desmantelar um esquema de sonegação fiscal, fraude tributária, falsidade ideológica e associação criminosa, envolvendo empresários do setor de moda.
Segundo denúncias da Secretaria da Fazenda Estadual (SEFAZ/RN), empresários ligados a uma marca de roupas em Natal estavam se apropriando indevidamente de valores referentes ao Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), que deveriam ser repassados ao estado. A fraude resultou em um prejuízo estimado de R$ 2 milhões aos cofres públicos.
A ação policial ocorreu nos municípios de Natal e Parnamirim e contou com o apoio do Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP). Durante a operação, foram cumpridos mandados de busca e apreensão em várias empresas e residências dos suspeitos, visando coletar provas e documentos que comprovem as irregularidades.
As investigações revelaram que a empresa central no esquema havia sido transferida para um amigo íntimo dos principais investigados, daí o nome “Braço Direito” para a operação. Este artifício teria sido utilizado para tentar mascarar a fraude e dificultar a ação fiscalizatória das autoridades.
A Polícia Civil está ouvindo depoimentos dos envolvidos e analisando o material apreendido. Os empresários podem responder por crimes de sonegação fiscal, fraude tributária, falsidade ideológica e associação criminosa, com penas que podem variar conforme a gravidade das infrações.
Foto: Arquivo/Assecom
Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.