Alteração no cronograma estende interdição e afeta trânsito na Zona Norte de Natal
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) ampliou o prazo para conclusão da obra na Ponte de Igapó, em Natal, para maio de 2025. Inicialmente, a previsão era de que a obra fosse concluída em março do próximo ano. A alteração foi confirmada pelo Dnit nesta terça-feira (30.jul.2024), data em que houve a troca no lado interditado da ponte: o sentido Bairro Nordeste para Zona Norte foi completamente fechado.
A previsão é que essa interdição dure cerca de seis meses. Com isso, o trânsito passou a fluir apenas pelo lado oposto da ponte, que antes estava interditado e foi liberado. Os veículos se dividem em uma faixa para cada sentido no mesmo lado da ponte.
Iniciada em setembro de 2023, a obra tem afetado o trânsito na região, já que o fluxo passou a ocorrer em apenas um dos lados da via. O trecho é um dos principais acessos à Zona Norte de Natal. Com a alteração, motoristas precisam enfrentar congestionamentos e buscar rotas alternativas, como a Ponte Newton Navarro.
A Ponte de Igapó, que liga a Zona Norte ao centro da capital potiguar, possui uma extensão de 600 metros. Desde sua construção, entre 1970 e 1985, a ponte nunca havia passado por reparos significativos. A obra atual, orçada em R$ 20 milhões, inclui a recuperação estrutural, reforço e alargamento da ponte.
A ampliação do prazo de conclusão se deve a uma série de desafios técnicos e logísticos encontrados durante a execução dos trabalhos. O Dnit e a empresa responsável pela obra afirmam que estão empenhados em concluir a reforma o mais rápido possível, minimizando os transtornos para a população.
Foto: Arquivo/POR DENTRO DO RN/Ilustração
Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.