Ambulâncias do Samu ficam retidas no Walfredo Gurgel e nas UPAs devido à superlotação

Ambulâncias do Samu ficam retidas no Walfredo Gurgel e nas UPAs devido à superlotação

Hospital Walfredo Gurgel enfrenta dificuldade para atender alta demanda de pacientes, agravando problema crônico de retenção de macas

As ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Natal ficaram retidas no Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel e nas Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs) da capital potiguar nesta quarta-feira (31.jul.2024). Segundo o Samu, essa situação se tornou frequente nas últimas duas semanas, especialmente no Hospital Walfredo Gurgel, referência em traumas.

A direção do hospital informou que a chegada simultânea de muitos pacientes dificulta o atendimento rápido, contribuindo para a retenção das macas. No início do dia, o Samu Natal operava com apenas duas das 12 ambulâncias disponíveis, e em determinado momento, todas as 12 ambulâncias ficaram retidas.

52615142415 531869bf9d k
Foto: Joel Rodrigues/ Agência Brasília

O problema ocorre quando as macas das ambulâncias são usadas pelas unidades de saúde devido à falta de leitos para os pacientes que chegam. O coordenador geral do Samu, Cláudio Macedo, explicou que a retenção de macas é um problema crônico que se agravou nas últimas semanas, prejudicando o atendimento à população.

Para Macedo, uma solução seria o aumento de leitos e o atendimento mais rápido de casos simples de ortopedia, além de resolver problemas em hospitais regionais para não sobrecarregar Natal. O diretor do Hospital Walfredo Gurgel, Geraldo Neto, afirmou que a emergência atende cerca de 250 pacientes por dia, a maioria vítimas de acidentes de trânsito e traumas, o que sobrecarrega a capacidade do hospital.

Neto destacou a articulação interna para priorizar a liberação das macas do Samu e o uso de backups para substituir as macas retidas, buscando liberar os veículos com mais rapidez.

Foto: Breno Esaki/Agência Saúde

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Assine nossa Newsletter

Policial militar joga homem de ponte em São Paulo 262 vagas na saúde: SESAP-RN abre inscrições RN: 13° salário depende de verba federal Empate técnico na corrida presidencial 2026 Brava Energia participa do Mossoró Oil & Gas Energy Prefeitura divulga programação de shows do Natal em Natal 2024 Governo do RN inicia pagamento de novembro Ônibus do ABC Futebol Clube é penhorado Casas Bahia abre vagas para PCD no Nordeste São João em Natal: Edição 2024 será mais modesta, diz prefeito Pesquisa Prefeitura de Natal 2024: Carlos Eduardo lidera levantamento do Instituto Seta MPRN recomenda que governo do RN não aumente salários nem faça concursos para evitar colapso fiscal
Pular para o conteúdo