RN registra dois casos de Mpox em 2024

RN registra dois casos de Mpox em 2024

Secretaria de Saúde Pública do RN monitora situação e reforça a importância de vigilância e vacinação

O Rio Grande do Norte registrou dois casos de Mpox (anteriormente conhecida como Varíola dos Macacos) entre janeiro e agosto de 2024, conforme divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap). Os pacientes foram atendidos em Natal, um em fevereiro no Hospital Giselda Trigueiro e outro em maio, em um hospital privado.

Os casos não são da nova variante que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a reclassificar a Mpox como uma Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional. Até o momento, o Brasil não registra nenhum caso dessa nova variante, cujo surto está concentrado no continente africano. Fora da África, o surto apresenta baixa transmissão.

Desde a chegada da Mpox ao Brasil em 2022, o RN contabilizou 154 casos confirmados, sem registro de óbitos. Os números de casos vêm diminuindo anualmente: 142 casos em 2022, 10 em 2023 e 2 em 2024 até agosto.

A Secretaria de Saúde do RN enfatizou a necessidade de atenção e tratamento adequado para a Mpox. Em 2023, o estado recebeu doses de vacina para grupos específicos, e a Sesap solicitou ao Ministério da Saúde um novo lote.

De acordo com infectologistas, a doença possui dois Clados, com a nova variante sendo mais transmissível e potencialmente mais grave. Embora o RN não enfrente um surto atual, a preocupação é que o vírus possa novamente se espalhar globalmente.

Foto: Arquivo/POR DENTRO DO RN/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Casas Bahia abre vagas para PCD no Nordeste São João em Natal: Edição 2024 será mais modesta, diz prefeito Pesquisa Prefeitura de Natal 2024: Carlos Eduardo lidera levantamento do Instituto Seta MPRN recomenda que governo do RN não aumente salários nem faça concursos para evitar colapso fiscal Midway Mall comemora 19 anos com sorteio de três BYD zero quilômetro e desfile de moda Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal
Pular para o conteúdo