Salas de cirurgia do Walfredo Gurgel são fechadas para acomodar pacientes

Salas de cirurgia do Walfredo Gurgel são fechadas para acomodar pacientes

Maior hospital do RN enfrenta sobrecarga com 21 pacientes em salas improvisadas; direção aponta alta demanda como causa

O Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, maior unidade de saúde do Rio Grande do Norte, fechou três das suas sete salas de cirurgia nesta quinta-feira (22.ago.2024) para abrigar pacientes, agravando a crise de superlotação que assola a instituição desde o início da semana. De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Saúde do RN (Sindsaúde RN), a medida extrema reflete a falta de vagas nas enfermarias.

Atualmente, oito pacientes ocupam as salas 1 e 2, enquanto a terceira sala acolhe um paciente à espera de uma vaga na UTI. Além disso, 13 pacientes recém-operados aguardam na sala de recuperação, totalizando 21 pessoas impactadas diretamente pela crise.

A coordenadora do Sindsaúde RN, Rosália Fernandes, destacou que o problema é agravado pela falta de leitos disponíveis após as cirurgias, forçando os pacientes a permanecerem na sala de recuperação por tempo indeterminado.

A Secretaria de Saúde Pública do RN (Sesap), em resposta à crise, afirmou estar trabalhando para aliviar a sobrecarga da unidade. Em julho, o pronto-socorro do Walfredo Gurgel registrou um recorde de atendimentos, com mais de 6,4 mil pacientes, incluindo aumentos significativos em casos de AVC (+27,8%) e ortopedia (+10,3%).

A direção do hospital confirmou que, entre segunda-feira (19) e quarta-feira (21), mais de 40 pacientes foram transferidos para outras unidades. Além disso, um investimento de R$ 9 milhões está sendo aplicado para ampliar e reformar setores, com a construção de um novo centro cirúrgico já 40% concluída, o que dobrará a capacidade atual.

Foto: Cedida/Sindsaúde RN

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Casas Bahia abre vagas para PCD no Nordeste São João em Natal: Edição 2024 será mais modesta, diz prefeito Pesquisa Prefeitura de Natal 2024: Carlos Eduardo lidera levantamento do Instituto Seta MPRN recomenda que governo do RN não aumente salários nem faça concursos para evitar colapso fiscal Midway Mall comemora 19 anos com sorteio de três BYD zero quilômetro e desfile de moda Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal