Idema afirma que nova jazida de areia para obras da prefeitura não tem licença ambiental

Idema afirma que nova jazida de areia para obras da prefeitura não tem licença ambiental

Instituto alerta sobre irregularidades em nova área de extração de areia para obra de contenção em Natal

O Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (Idema) confirmou nesta terça-feira (24.set.2024) que a nova área utilizada para a extração de areia destinada à engorda da Praia de Ponta Negra não possui licença ambiental válida. Segundo o Idema, o local onde está sendo retirada a areia não foi incluído no Estudo de Impacto Ambiental (EIA) previamente apresentado pela Prefeitura de Natal, o que configura uma irregularidade.

A Prefeitura de Natal, em resposta, publicou o Decreto de Emergência nº 13.192, permitindo a continuidade das obras sem a necessidade de uma nova licença ambiental, justificando a ação pelo avanço do mar na região, o que teria gerado uma situação emergencial. O prefeito Álvaro Dias defendeu a medida, afirmando que, em casos de emergência, a legislação brasileira permite intervenções imediatas sem necessidade de um novo licenciamento.

Apesar disso, o Idema destacou que toda a responsabilidade sobre possíveis impactos ambientais recai exclusivamente sobre a prefeitura, e que o órgão já comunicou a situação às autoridades competentes, como o Ministério Público Federal (MPF) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

A nova jazida de areia, localizada a 10 km da costa de Natal, começou a ser explorada após a paralisação de mais de duas semanas da obra. Pesquisas anteriores apontaram que a jazida anterior não era adequada para o projeto devido à baixa qualidade e quantidade de areia.

Foto: Sandro Menezes/Governo do RN/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Assine nossa Newsletter

Policial militar joga homem de ponte em São Paulo 262 vagas na saúde: SESAP-RN abre inscrições RN: 13° salário depende de verba federal Empate técnico na corrida presidencial 2026 Brava Energia participa do Mossoró Oil & Gas Energy Prefeitura divulga programação de shows do Natal em Natal 2024 Governo do RN inicia pagamento de novembro Ônibus do ABC Futebol Clube é penhorado Casas Bahia abre vagas para PCD no Nordeste São João em Natal: Edição 2024 será mais modesta, diz prefeito Pesquisa Prefeitura de Natal 2024: Carlos Eduardo lidera levantamento do Instituto Seta MPRN recomenda que governo do RN não aumente salários nem faça concursos para evitar colapso fiscal
Pular para o conteúdo