Prefeitura de Natal anuncia transporte público gratuito no dia da votação

Prefeitura de Natal anuncia transporte público gratuito no dia da votação

Medida visa garantir acesso irrestrito às urnas com transporte público sem custos durante todo o domingo das eleições municipais

No próximo domingo, 06 de outubro, os moradores de Natal terão à sua disposição transporte público gratuito durante todo o dia das Eleições Municipais. A iniciativa, anunciada por meio de um decreto assinado pelo prefeito Álvaro Dias, foi publicada na edição de quarta-feira (2.out.2024) do Diário Oficial do Município (DOM) e tem como objetivo facilitar o deslocamento dos eleitores até as zonas eleitorais, garantindo a participação democrática de forma acessível e segura.

A decisão da Prefeitura de Natal segue a Resolução nº 23.736, de 27 de fevereiro de 2024, emitida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que recomenda a gratuidade no transporte público em dias de votação. Dessa forma, a gestão municipal visa atender ao direito de ir e vir dos cidadãos, promovendo um ambiente em que a prática do voto seja incentivada, sem barreiras financeiras ou logísticas.

A medida determina, ainda, que as concessionárias e permissionárias do Sistema de Transporte Público Coletivo não poderão modificar ou reduzir os horários de circulação, itinerários ou o número de veículos disponíveis durante o domingo de votação. Ou seja, o serviço de transporte coletivo será mantido de forma plena, com a mesma quantidade de veículos e a mesma regularidade que em um dia normal. O decreto estipula que a gratuidade será válida por 24 horas, abrangendo desde o início do dia até o final do domingo eleitoral, sem restrições de horários para o uso do serviço.

Além disso, o decreto também detalha como o custo operacional do Sistema de Transporte Público será calculado e ressarcido. A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU) ficará responsável por definir o valor com base no quilômetro rodado, levando em consideração o último cálculo tarifário realizado na cidade. Esse custo será coberto pelo Orçamento Municipal, garantindo que as empresas que operam o transporte coletivo na cidade não sejam prejudicadas financeiramente pela gratuidade.

Foto: Matheus Felipe/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Casas Bahia abre vagas para PCD no Nordeste São João em Natal: Edição 2024 será mais modesta, diz prefeito Pesquisa Prefeitura de Natal 2024: Carlos Eduardo lidera levantamento do Instituto Seta MPRN recomenda que governo do RN não aumente salários nem faça concursos para evitar colapso fiscal Midway Mall comemora 19 anos com sorteio de três BYD zero quilômetro e desfile de moda Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal