Falta de medicamentos na Unicat atinge 81 itens, incluindo remédios para artrite e doenças respiratórias

Falta de medicamentos na Unicat atinge 81 itens, incluindo remédios para artrite e doenças respiratórias

Unicat do Rio Grande do Norte enfrenta crise com medicamentos aguardando licitação e distribuição do Ministério da Saúde

A Unidade Central de Agentes Terapêuticos (Unicat) do Rio Grande do Norte continua enfrentando sérias dificuldades para manter o fornecimento regular de medicamentos. De acordo com a lista atualizada nesta quarta-feira (23.out.2024), 81 dos 216 medicamentos disponibilizados estão em falta, incluindo remédios essenciais para pacientes com artrite reumatoide e doenças respiratórias.

Entre os medicamentos indisponíveis, gabapentina e formoterol budesonida estão em processo de licitação, enquanto quetiapina e tacrolimo aguardam distribuição pelo Ministério da Saúde. A crise na Unicat não é nova, e o problema se agravou em agosto, quando a Justiça determinou o bloqueio de R$ 4,7 milhões das contas do Estado para aquisição de medicamentos faltantes.

A Secretaria de Saúde do Estado afirma que medidas estão sendo tomadas para acelerar os processos de licitação e minimizar os atrasos na entrega dos medicamentos. Contudo, usuários continuam enfrentando dificuldades, especialmente aqueles que se deslocam do interior para Natal em busca dos remédios.

Foto: Eduardo Maia-ALRN/Ilustração/Arquivo

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Casas Bahia abre vagas para PCD no Nordeste São João em Natal: Edição 2024 será mais modesta, diz prefeito Pesquisa Prefeitura de Natal 2024: Carlos Eduardo lidera levantamento do Instituto Seta MPRN recomenda que governo do RN não aumente salários nem faça concursos para evitar colapso fiscal Midway Mall comemora 19 anos com sorteio de três BYD zero quilômetro e desfile de moda Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal
Pular para o conteúdo