Caso de violência policial contra advogada é acompanhado de perto pela OAB/RN, que exige medidas rigorosas das autoridades
A Ordem dos Advogados do Brasil no Rio Grande do Norte (OAB/RN) manifestou solidariedade e apoio à advogada Gennyelle Beatriz Lemos, que relatou ter sido agredida por policiais militares na cidade de Serrinha dos Pintos, região Oeste do estado, na madrugada do último domingo (17.nov.2024). Segundo a nota divulgada pela OAB/RN, a advogada sofreu agressões durante o exercício de sua função, enquanto acompanhava a prisão de um cliente em um evento local.
A advogada tentou se aproximar para entender a situação e exercer seu papel de defensora, mas foi impedida pelos policiais, que se recusaram a fornecer informações sobre a detenção. A discussão teria escalado, e um dos militares teria dito que “ele era o Estado”, conforme o relato. Gennyelle ainda relatou ter sido atingida por spray de pimenta e sofreu outra agressão física, que não conseguiu descrever com precisão devido aos efeitos da substância.
O presidente da OAB/RN, Aldo Medeiros, cobrou providências imediatas. “É inaceitável que agentes estatais recorram à violência, sobretudo contra uma advogada que estava no exercício de sua profissão”, afirmou. A Polícia Militar já informou que abriu um procedimento interno para investigar a denúncia.
Confira a nota na íntegra
“A Ordem dos Advogados do Brasil no Rio Grande do (OAB/RN), vem a público prestar total e irrestrita solidariedade à advogada Gennyelle Beatriz Lemos, registrada sob o nº 20.142 na OAB/RN. A advogada relatou que, na madrugada deste domingo (17), foi vítima de violência policial, envolvendo policiais militares na cidade de Serrinha dos Pintos.
A Seccional informa que, após conhecimento dos fatos pelos oficiais, já entrou em contato com a advogada, através dos presidentes Aldo Medeiros e Paulo Pinheiro, e vem prestando todo o auxílio necessário para apuração rigorosa do ocorrido. Inclusive, já solicitou ao secretário de segurança pública do e o comandante geral da PM/RN, a instauração dos procedimentos necessários e o afastamento dos policiais envolvidos até análise minuciosa da situação.
A OAB/RN ressalta que não admitirá atos de violência por agentes estatais, e que irá cobrar rigorosamente às autoridades constituídas a punição adequada e exemplar de policiais que desvirtuem a importante missão da polícia.
Ordem dos Advogados do Brasil no Rio Grande do Norte”.
Foto: Arquivo/POR DENTRO DO RN/Ilustração
Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.