Ação visa desarticular organização criminosa atuante no tráfico interestadual de drogas e lavagem de dinheiro, com mandados cumpridos no RN, SP e PE, e bloqueio de bens no valor de R$ 87 milhões
A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado do Rio Grande do Norte (FICCO/RN) deflagrou, na manhã desta terça-feira (19), a Operação Pélagos II, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa responsável por tráfico interestadual de drogas e um esquema sofisticado de lavagem de dinheiro. O grupo criminoso operava em estados como Rio Grande do Norte, Pernambuco e São Paulo, movimentando grandes somas por meio de pessoas físicas e empresas fictícias para ocultar a identidade de seus líderes.
Com autorização da Unidade Judiciária de Delitos de Organizações Criminosas (UJUDOCRIM) do Tribunal de Justiça do RN, foram cumpridos dois mandados de prisão preventiva e cinco de busca e apreensão. As ações ocorreram em Santa Isabel (SP), Igarassu (PE), Natal (RN) e Parnamirim (RN). A operação também resultou na execução de medidas de bloqueio e sequestro de bens pertencentes a 21 alvos, incluindo pessoas físicas e jurídicas, totalizando um patrimônio estimado em R$ 87 milhões.
Ao longo das investigações, a polícia identificou e prendeu cinco foragidos que utilizavam documentos falsos para driblar as autoridades. Entre os detidos está uma mulher condenada por homicídio qualificado, que estava foragida há seis anos e tem uma pena de 18 anos e 3 meses a cumprir.
No decorrer da operação, três pessoas foram presas em flagrante, e os agentes apreenderam armas, cocaína, maconha, comprimidos de ecstasy e um bloqueador de sinais de celular. Também foram descobertos equipamentos usados para adulteração de cocaína, como balanças de precisão, prensa hidráulica e diversos insumos químicos.
A FICCO/RN reúne diferentes forças de segurança, incluindo a Polícia Federal, Secretaria Nacional de Políticas Penais, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil, Polícia Militar e Polícia Penal, com o objetivo de combater o crime organizado de forma integrada e eficiente.
Fotos: Divulgação/PF
Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.