Comissão da Câmara aprova PEC que pode extinguir aborto legal no Brasil

Comissão da Câmara aprova PEC que pode extinguir aborto legal no Brasil

Proposta avança e gera debate acalorado sobre os direitos das mulheres e da vida.

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (27.nov.2024) a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 164, que propõe a proibição de todas as formas de aborto no Brasil, incluindo os casos atualmente previstos em lei, como estupro, anencefalia e risco de morte para a gestante.

A votação foi marcada por protestos intensos. Manifestantes interromperam a sessão com gritos de “retira a PEC” e “criança não é mãe, estuprador não é pai”. Após tumultos, a presidente da CCJ, deputada Caroline de Toni (PL-SC), ordenou a retirada dos manifestantes do plenário.

A deputada Dani Cunha (União-RJ), filha do ex-deputado Eduardo Cunha, defendeu a PEC, argumentando que o aborto é um crime contra a vida. Por outro lado, a deputada Sâmia Bonfim (PSOL-SP) criticou a proposta, afirmando que ela viola direitos humanos fundamentais e coloca vidas femininas em risco.

Com a aprovação na CCJ, será criada uma comissão especial para analisar o texto, que terá até 40 sessões para emitir parecer. Caso aprovada, a proposta seguirá para votação no plenário da Câmara.

Foto: Lula Marques/Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Assine nossa Newsletter

Prefeitura divulga programação de shows do Natal em Natal 2024 Governo do RN inicia pagamento de novembro Ônibus do ABC Futebol Clube é penhorado Casas Bahia abre vagas para PCD no Nordeste São João em Natal: Edição 2024 será mais modesta, diz prefeito Pesquisa Prefeitura de Natal 2024: Carlos Eduardo lidera levantamento do Instituto Seta MPRN recomenda que governo do RN não aumente salários nem faça concursos para evitar colapso fiscal Midway Mall comemora 19 anos com sorteio de três BYD zero quilômetro e desfile de moda Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer
Pular para o conteúdo