Sindicato alerta que saúde pública do RN vive crise sem precedentes

Sindicato alerta que saúde pública do RN vive crise sem precedentes

Médicos relatam colapso nos hospitais, falta de pagamentos e insumos básicos; interior também sofre com precariedade

O sistema de saúde pública do Rio Grande do Norte enfrenta o que médicos classificam como “o maior colapso da história recente”. A denúncia foi feita pelo Sindicato dos Médicos do RN (Sinmed) em coletiva de imprensa nesta quarta-feira (27.nov.2024), que trouxe à tona uma série de problemas estruturais e financeiros que têm comprometido o atendimento à população.

De acordo com Geraldo Ferreira, presidente do Sinmed-RN, os atrasos nos pagamentos de honorários, que já somam quatro meses, são apenas a ponta do iceberg. A falta de insumos básicos, como medicamentos e materiais hospitalares, está colocando em risco a vida de pacientes e sobrecarregando os profissionais de saúde.

Situação do Hospital Walfredo Gurgel

O Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, maior referência de urgências e emergências no estado, é um exemplo do caos generalizado. Relatos indicam falta de anestésicos e de infraestrutura adequada para procedimentos cirúrgicos, com setores essenciais à beira da paralisação. Durante a coletiva, médicos relataram casos de pacientes que aguardam por cirurgias em macas nos corredores por mais de 72 horas.

Impacto no interior

A crise também afeta gravemente os hospitais do interior. Em Mossoró, segundo maior município do estado, UTIs operam acima da capacidade e enfrentam falta de profissionais devido aos atrasos salariais. “A saúde no interior está completamente abandonada”, afirmou Francisco das Chagas, vice-presidente do Sinmed.

Mobilização e próximas ações

Diante da inércia do governo estadual, o sindicato anunciou que está em articulação com outras categorias da saúde para uma possível greve geral em dezembro. “Nossa prioridade é garantir condições mínimas de trabalho e atendimento”, destacou Geraldo Ferreira.

Foto: Arquivo/Reprodução

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Assine nossa Newsletter

Empate técnico na corrida presidencial 2026 Brava Energia participa do Mossoró Oil & Gas Energy Prefeitura divulga programação de shows do Natal em Natal 2024 Governo do RN inicia pagamento de novembro Ônibus do ABC Futebol Clube é penhorado Casas Bahia abre vagas para PCD no Nordeste São João em Natal: Edição 2024 será mais modesta, diz prefeito Pesquisa Prefeitura de Natal 2024: Carlos Eduardo lidera levantamento do Instituto Seta MPRN recomenda que governo do RN não aumente salários nem faça concursos para evitar colapso fiscal Midway Mall comemora 19 anos com sorteio de três BYD zero quilômetro e desfile de moda Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’
Pular para o conteúdo