Campanha “Jornada Nacional Natal Sem Fome” leva protesto a shopping da zona Leste da capital potiguar
Um grupo de manifestantes invadiu um supermercado localizado dentro de um shopping no bairro Tirol, na zona Leste de Natal, neste sábado (21.dez.2024). A ação, que teve início no fim da manhã, faz parte de uma campanha nacional promovida pelo Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB). O protesto busca chamar atenção para a fome e a desigualdade social no Brasil.
Os manifestantes, com faixas e amplificadores de som, ocuparam o supermercado e também se espalharam pelos corredores do shopping. A ação foi uma das várias realizadas em todo o país dentro da campanha “Jornada Nacional Natal Sem Fome”. O MLB, por meio de suas redes sociais no RN, explicou que a manifestação se concentra em supermercados de duas das maiores redes do setor no Brasil, que ocupam respectivamente a 3ª e a 4ª posição no ranking nacional.
O movimento visa denunciar as altas taxas de fome e insegurança alimentar que afetam uma parcela significativa da população brasileira, especialmente durante o período natalino. A campanha propõe que o Natal seja um momento de reflexão sobre as desigualdades no acesso a alimentos e outros recursos essenciais.
Mobilização
Apesar dos esforços de seguranças do shopping para impedir a entrada dos manifestantes, a mobilização foi eficaz, e o grupo conseguiu ocupar as áreas-chave do local. A ação atraiu a atenção de passantes e de clientes que estavam no shopping no momento do protesto.
Com faixas que exibia o nome da campanha e amplificadores de som, os manifestantes chamaram a atenção para as condições de fome que, segundo o MLB, afetam uma grande parte da população brasileira.
Jornada nacional
A “Jornada Nacional Natal Sem Fome” é uma campanha com objetivos claros: conscientizar a sociedade sobre a fome e a escassez de recursos alimentares que afetam milhões de brasileiros, especialmente em comunidades periféricas. Além de supermercados, os organizadores planejam outras ações em diferentes estados, buscando expandir a mobilização e provocar debates sobre soluções urgentes para a crise alimentar.
O MLB, em suas redes sociais, tem divulgado detalhes sobre as ações da campanha em diferentes estados. O movimento pede apoio para a causa e incentiva a doação de alimentos, especialmente durante as festividades de fim de ano, para minimizar os impactos da fome nas comunidades carentes.
Foto: Reprodução/Redes Sociais
Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.