Testes com ônibus elétricos começam na Grande Natal

Testes com ônibus elétricos começam na Grande Natal

Projeto da Trampolim da Vitória com apoio do DER-RN visa avaliar sustentabilidade e viabilidade operacional

O Governo do Estado do Rio Grande do Norte autorizou a empresa Trampolim da Vitória a iniciar testes com ônibus elétricos em suas linhas intermunicipais. A iniciativa, que começou nesta terça-feira (14.jan.2025), tem duração prevista de um mês e conta com suporte técnico do Departamento de Estradas de Rodagens do RN (DER-RN).

Objetivo dos testes

De acordo com Natécia Nunes, diretora de Obras e Operações do DER-RN, o projeto tem como objetivo avaliar a viabilidade técnica e operacional dos ônibus elétricos na região metropolitana de Natal.

“Esses testes são importantes para avaliarmos como o veículo opera em nosso sistema de transporte, além de promover uma mobilidade mais limpa e reduzir emissão de gases poluentes”, destacou a diretora.

Primeiros testes

O ônibus elétrico iniciou os testes na Linha A, que conecta Parnamirim a Natal, mas a previsão é que circule também em outras localidades da Grande Natal, como São Gonçalo do Amarante, Macaíba, São José de Mipibu e Pirangi. Segundo Almir Buonora, diretor da Trampolim da Vitória, o objetivo é analisar as condições de funcionamento em diferentes trajetos e situações.

A tarifa será a mesma praticada pelos ônibus convencionais.
O carro elétrico funcionará como veículo extra, sem alteração nos horários regulares.
Benefícios como gratuidade para idosos e pessoas com deficiência serão mantidos.

Buonora explica que os testes permitirão colher dados essenciais para um estudo de viabilidade que será apresentado no final de março.

“Vamos avaliar consumo, percepção da população, infraestrutura rodoviária e de carregamento. Esses dados serão fundamentais para o planejamento do transporte metropolitano”, afirmou o diretor.

Destaques inovadores

A inclusão de motoristas treinadas é um marco para o projeto. Eduarda Lima é a primeira mulher no Norte e Nordeste a conduzir um ônibus elétrico. O veículo conta com um assento pneumático ajustável, garantindo maior conforto e proteção para a coluna da condutora.

Especificações do veículo

O modelo em teste é um Ankai OE-8|Mini, com as seguintes características:

  • Motor: Dana MD100F-E 100% elétrico, com potência de 272CV.
  • Autonomia: De 210 km a 350 km por carga.
  • Dimensões: 8,75 metros de comprimento, com 20 assentos.

Recursos:

  • Ar condicionado.
  • Tomadas USB.
  • Wi-Fi gratuito.
  • Elevador tipo rampa para acessibilidade.
  • Suspensão a ar para maior conforto.

Próximos passos

Os testes seguem até meados de fevereiro, com previsão de que o relatório final seja apresentado em março. O estudo servirá como base para o planejamento de uma transição sustentável no transporte coletivo da região metropolitana de Natal.

Foto: Humberto Sales

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Assine nossa Newsletter

Jogo entre Flamengo x Nova Iguaçu pelo campeonato Carioca na Arena das Dunas é cancelado BRAVA Energia anuncia primeiro óleo do Sistema Definitivo do Campo de Atlanta Réveillon 2025 em Natal: Virada terá fogos silenciosos, shows e esquema especial de trânsito e transporte Governo Federal transfere R$ 30 bi ao RN em 2024: o que isso significa? O impasse do 13° salário dos servidores do RN Festival Vem Verão 2024 começa hoje em Natal Policial militar joga homem de ponte em São Paulo 262 vagas na saúde: SESAP-RN abre inscrições RN: 13° salário depende de verba federal Empate técnico na corrida presidencial 2026 Brava Energia participa do Mossoró Oil & Gas Energy Prefeitura divulga programação de shows do Natal em Natal 2024
Pular para o conteúdo