Turismo no RN cresce 15% no segundo semestre de 2024

Turismo no RN cresce 15% no segundo semestre de 2024

Estado supera números pré-pandemia com mais visitantes nacionais e internacionais

O Governo do Estado do Rio Grande do Norte, por meio da Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur), celebra a retomada dos índices turísticos anteriores à pandemia de Covid-19. Os dados consolidados de dezembro pelo Aeroporto de Natal mostram que o segundo semestre de 2024 registrou um crescimento de 15% no número de passageiros em comparação ao mesmo período de 2023. Esse aumento representa 155 mil viajantes adicionais.

No acumulado de 2024, mais de 2,3 milhões de pessoas chegaram ao Rio Grande do Norte, um aumento de 6% em relação ao ano anterior. No cenário internacional, o estado teve um crescimento de 27% no número de visitantes estrangeiros, segundo o Ministério do Turismo.

A governadora Fátima Bezerra destacou o impacto positivo desses resultados:

“Esses números comprovam que estamos no caminho certo para consolidar o turismo como um pilar do desenvolvimento econômico do estado”.

Estratégias e ações da Emprotur

Responsável pela promoção do estado como destino turístico, a Emprotur adotou em 2024 uma abordagem focada na inteligência comercial e em análises de mercado. Raoni Fernandes, diretor-presidente da Emprotur, explicou as diretrizes seguidas:

“Valorizamos o potencial turístico do estado, com destaque para a sustentabilidade, energia limpa e unidades de conservação, consolidando o RN como um destino verde e alinhado à descarbonização”.

Avanços na oferta de voos

Os avanços também incluíram o aumento na oferta de assentos em voos domésticos. Em 2024, o total subiu de 2,6 milhões para 2,811 milhões, representando um crescimento de 8%. A ampliação de voos internacionais para Portugal e Argentina, além de novas conexões como o Aeroparque em Buenos Aires, também contribuiu para a melhoria nos indicadores turísticos. Outra novidade foi a retomada de um voo charter da Europa para o período do Réveillon.

Impactos das mudanças na malha aérea

Apesar do crescimento, a LATAM anunciou a suspensão de duas rotas com destino ao Nordeste: Rio de Janeiro (GIG) para Natal (NAT) e São Luís (SLZ) para Teresina (THE). No entanto, o Rio Grande do Norte segue com 85 frequências semanais para o Rio de Janeiro, sendo 72 operadas pela GOL e 13 pela LATAM.

Raoni Fernandes comentou sobre os impactos dessa mudança:

“Conversaremos com a LATAM para garantir a reposição dos assentos e analisaremos possibilidades de novas rotas em parcerias com a Zurich, administradora do aeroporto de Natal”.

A GOL também aumentou a oferta de voos para o mercado carioca no segundo semestre de 2024, adicionando seis novas frequências, o que demonstra o potencial da região.

Planejamento para 2025

A perspectiva para 2025 é de mais avanços, incluindo a possibilidade de novas linhas para o mercado sul-americano. O governo também estuda oportunidades de novos voos internacionais que fortaleçam o turismo no estado.

Foto: Divulgação Emprotur / Raiane Miranda/Governo do RN / Sandro Menezes/Governo do RN

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Assine nossa Newsletter

Jogo entre Flamengo x Nova Iguaçu pelo campeonato Carioca na Arena das Dunas é cancelado BRAVA Energia anuncia primeiro óleo do Sistema Definitivo do Campo de Atlanta Réveillon 2025 em Natal: Virada terá fogos silenciosos, shows e esquema especial de trânsito e transporte Governo Federal transfere R$ 30 bi ao RN em 2024: o que isso significa? O impasse do 13° salário dos servidores do RN Festival Vem Verão 2024 começa hoje em Natal Policial militar joga homem de ponte em São Paulo 262 vagas na saúde: SESAP-RN abre inscrições RN: 13° salário depende de verba federal Empate técnico na corrida presidencial 2026 Brava Energia participa do Mossoró Oil & Gas Energy Prefeitura divulga programação de shows do Natal em Natal 2024
Pular para o conteúdo