“Vocês não estão aqui para reivindicar”: Lula orienta prefeitos a aguardar Marcha para pedidos

“Vocês não estão aqui para reivindicar”: Lula orienta prefeitos a aguardar Marcha para pedidos

Presidente reforça compromisso com prefeitos de todos os partidos e destaca importância da democracia no atendimento às cidades

Durante o evento de recepção aos prefeitos eleitos em 2024, realizado na terça-feira (11.fev.2025), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que aquele não era o momento adequado para que os gestores municipais apresentassem demandas ao governo federal. Segundo Lula, as reivindicações devem ser levadas à Marcha dos Prefeitos, evento tradicionalmente realizado no meio do ano.

“Essa é uma oportunidade para vocês garimparem corretamente onde ainda tem muita coisa, mas não é momento de pedir”, afirmou o presidente durante seu discurso. Lula reforçou que o governo federal mantém diálogo aberto com todos os prefeitos e vice-prefeitos, independentemente de partido político.

Ele também comentou sobre a necessidade de governar de maneira democrática, sem favorecimento partidário. “Muitas vezes os prefeitos do meu partido ficam zangados porque quem ganhou o tal do PAC Seleções não foi o prefeito do PT, foi o prefeito vizinho que não gosta do PT. Mas é assim que a gente vai exercer a democracia. É assim que a gente vai ensinar civilidade nesse país”, declarou.

Evento reuniu prefeitos de todo o país em Brasília

O evento promovido pelo governo federal teve como tema “A cidade que queremos está em nossas mãos” e reuniu gestores municipais de todo o Brasil. Foram convidados prefeitos de 5.568 municípios para participar de oficinas, palestras e workshops ao longo de três dias no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília.

A iniciativa busca estreitar a relação entre o governo federal e os municípios, proporcionando acesso direto a programas e órgãos federais como o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Receita Federal, Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Correios.

Foto: Ricardo Stuckert/PR

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Influenciadora Simone Maniçoba morre após procedimento estético Enem 2025: inscrições começam em 26 de maio e provas serão aplicadas em novembro Prefeitura divulga programação do São João de Natal 2025 com shows em toda a cidade iPhone 16 com 50% de desconto na TIM vira destaque no Dia das Mães Dupla de Páscoa 2025 tem prêmio recorde e apostas podem ser feitas até este sábado (20) Carnaval de Natal 2025: Programação, transporte gratuito e tudo que você precisa saber