Líder da Igreja Católica mantém agenda de compromissos apesar de problemas de saúde recentes
O papa Francisco foi levado ao Hospital Policlinica Agostino Gemelli, em Roma, nesta sexta-feira (14), para realizar exames e continuar o tratamento de bronquite. A informação foi confirmada pelo Vaticano em comunicado oficial.
“Esta manhã, após suas audiências, o papa Francisco foi internado no Policlinica Agostino Gemelli para alguns exames e para dar continuidade ao tratamento de bronquite, que ainda está em andamento, em um ambiente hospitalar”, disse o Vaticano.

Francisco, de 88 anos, é o líder da Igreja Católica desde 2013 e enfrenta problemas de saúde recorrentes nos últimos dois anos. No início de março, ele mencionou a peregrinos, durante uma audiência semanal, que estava com um “forte resfriado”, que posteriormente foi diagnosticado como bronquite.
Apesar da condição de saúde, o papa manteve sua agenda de compromissos, incluindo reuniões na residência do Vaticano. Antes de ser internado, ele se encontrou com o primeiro-ministro da Eslováquia, Robert Fico.
Nos últimos meses, Francisco sofreu duas quedas em sua residência no Vaticano. Em dezembro, ele machucou o queixo, e em janeiro, feriu o braço. Esses incidentes levantaram preocupações sobre sua saúde e mobilidade.
O Hospital Gemelli, o maior de Roma, possui uma suíte especial para o tratamento de papas. Francisco já havia passado nove dias no local em junho de 2023, quando foi submetido a uma cirurgia para reparar uma hérnia abdominal.
A internação atual reforça a atenção sobre a saúde do pontífice, que completa 88 anos em dezembro. A bronquite, uma inflamação dos brônquios, pode ser particularmente preocupante para idosos, especialmente aqueles com histórico de problemas respiratórios.
O Vaticano tem mantido transparência sobre o estado de saúde do papa, buscando tranquilizar fiéis em todo o mundo. Apesar dos desafios, Francisco continua a liderar a Igreja Católica, mantendo sua agenda e compromissos religiosos.
Foto: Ricardo Stuckert/PR / Mikdev/Pixabay
Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.







