FETRONOR lança livro que resgata 50 anos da luta pelo transporte de passageiros

FETRONOR lança livro que resgata 50 anos da luta pelo transporte de passageiros

Publicação foi apresentada durante seminário comemorativo com especialistas e autoridades do setor

A Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Nordeste (FETRONOR) lançou nesta sexta-feira (11), no auditório do SEST SENAT Natal, o livro “FETRONOR 50 ANOS – A luta pelo transporte de passageiros de ontem, hoje e amanhã”, durante o seminário “Caminhos do Futuro: Desafios e Oportunidades no Transporte de Passageiros”, que marcou as comemorações pelas cinco décadas da entidade.

A obra faz um resgate histórico da fundação da FETRONOR, em abril de 1975, e aborda os principais marcos da atuação da Federação ao longo dos anos, desde os primeiros embates por melhores condições operacionais até as discussões atuais sobre inovação, mobilidade urbana e sustentabilidade. O livro também aponta caminhos para o futuro do setor, com base na experiência acumulada pelas empresas e lideranças do transporte de passageiros.

Para o presidente da FETRONOR, Eudo Laranjeiras, o lançamento da publicação é um momento simbólico e estratégico. “Chegar aos 50 anos é um feito significativo, sobretudo em um setor tão desafiador como o transporte público. Este livro mostra que nossa Federação esteve presente nos principais debates, sempre buscando avanços. Ele celebra nossa trajetória, mas também reforça nosso compromisso com o futuro”, afirmou.

O seminário que marcou o lançamento contou com a presença de representantes da Confederação Nacional do Transporte (CNT) e da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU). O presidente da CNT, Wander Costa, destacou a importância da publicação. “É uma iniciativa que valoriza a memória do setor e ajuda a projetar os próximos passos. Uma contribuição relevante para o transporte de passageiros no Brasil”, disse.

Entre os palestrantes, o consultor da CNT Bruno Batista abordou a transição energética e a descarbonização no transporte público, enquanto o Diretor Executivo da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos – NTU, Francisco Christovam, falou sobre o tema “mobilidade urbana”.

Além deles, o ex-ministro da Fazenda Mailson da Nóbrega discutiu os desafios econômicos do Brasil, como a crise fiscal, produtividade estagnada e os impactos das políticas externas na economia global.

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

iPhone 16 com 50% de desconto na TIM vira destaque no Dia das Mães Dupla de Páscoa 2025 tem prêmio recorde e apostas podem ser feitas até este sábado (20) Carnaval de Natal 2025: Programação, transporte gratuito e tudo que você precisa saber Jogo entre Flamengo x Nova Iguaçu pelo campeonato Carioca na Arena das Dunas é cancelado BRAVA Energia anuncia primeiro óleo do Sistema Definitivo do Campo de Atlanta Réveillon 2025 em Natal: Virada terá fogos silenciosos, shows e esquema especial de trânsito e transporte