Aviso do Instituto Nacional de Meteorologia prevê acumulados de até 100 mm e ventos de até 100 km/h no estado; alerta inclui risco de alagamentos e queda de energia
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, neste domingo (20.abr.2025), um alerta de chuvas intensas com grau de severidade intermediário para todos os municípios do Rio Grande do Norte. O aviso, classificado com a cor laranja, indica possibilidade de acumulados entre 30 e 60 mm por hora ou entre 50 e 100 mm por dia, além de ventos intensos variando de 60 a 100 km/h.

A vigência do alerta começou às 10h deste domingo e permanece até às 10h desta segunda-feira (21.abr). De acordo com o Inmet, o fenômeno pode provocar riscos como corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

Além do Rio Grande do Norte, outros nove estados brasileiros também estão sob o mesmo tipo de alerta. Ao todo, 1.107 municípios do país estão listados como áreas de risco para as próximas 24 horas.
Recomendações do Inmet
O Instituto divulgou recomendações para a população em caso de ocorrências relacionadas ao fenômeno. Entre elas:
- Em caso de rajadas de vento, evitar se abrigar sob árvores, devido ao risco de queda e descargas elétricas.
- Não estacionar veículos próximos a torres de transmissão ou placas de propaganda.
- Desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia, se possível.
- Buscar informações atualizadas junto à Defesa Civil (telefone 199) ou Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Monitoramento climático
O alerta laranja é o segundo nível em uma escala de três. De acordo com a classificação do Inmet, esse tipo de aviso representa risco moderado de eventos meteorológicos perigosos. A recomendação é que os moradores das áreas afetadas acompanhem as atualizações meteorológicas e sigam as instruções dos órgãos de proteção.
Municípios afetados
Todos os 167 municípios do Rio Grande do Norte estão contemplados no alerta, que se estende por áreas do interior e do litoral do estado. As chuvas também podem impactar zonas urbanas, com possibilidade de transtornos no trânsito e nas atividades cotidianas.
Foto: Arquivo/POR DENTRO DO RN/Ilustração
Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.







