Alan Silveira será o novo secretário de Desenvolvimento Econômico do RN

Alan Silveira será o novo secretário de Desenvolvimento Econômico do RN

Ex-prefeito de Apodi assume lugar de Sílvio Torquato na Sedec; nomeação será publicada no Diário Oficial

O ex-prefeito de Apodi, Alan Silveira, foi escolhido para assumir o comando da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Rio Grande do Norte (Sedec). A nomeação do novo titular da pasta será oficializada nesta terça-feira (17.jun.2025), e deve ser publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) nos próximos dias.

Alan Silveira ocupará o lugar de Sílvio Torquato, que assumiu o cargo em 2024 após exercer a função de secretário-adjunto da mesma secretaria. A mudança ocorre em meio às articulações políticas da base do governo estadual.

Segundo Alan Silveira, o convite para assumir a Sedec partiu do vice-governador Walter Alves (MDB), que é também presidente estadual do partido e integra a base da governadora Fátima Bezerra (PT). O novo secretário destacou que sua gestão será voltada para o fortalecimento da economia estadual, com foco na geração de emprego e renda.

Propostas da nova gestão

Em declaração, Alan Silveira afirmou que buscará parcerias com entidades do setor produtivo, como Fecomércio, Fiern e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), para ampliar as ações de fomento à economia em todas as regiões do estado.

“Essa será a nossa pauta: trabalhar o fortalecimento da economia local no nosso estado, atendendo todas as regiões, do litoral ao interior, focando nas parcerias e buscando atrair novas empresas e indústrias para os nossos municípios, gerando emprego, renda e novos recursos para o desenvolvimento”, disse Silveira.

Trajetória política e profissional

Alan Jefferson da Silveira é farmacêutico bioquímico, com especialização em hematologia clínica, área em que atua paralelamente à vida política. Ele esteve à frente da Prefeitura de Apodi por dois mandatos consecutivos. Foi eleito pela primeira vez em 2016 e reeleito em 2020 com 59,81% dos votos, derrotando o candidato Agnaldo Fernandes, que obteve 39,27%.

Durante a gestão em Apodi, Silveira priorizou áreas como saúde, infraestrutura e desenvolvimento rural. Com o fim do mandato em 2024, seu nome passou a circular nos bastidores como possível candidato nas eleições de 2026.

Articulação política

Em junho deste ano, Alan Silveira comentou publicamente a possibilidade de disputar um cargo legislativo nas próximas eleições. Em entrevista a um blog potiguar, ele confirmou ter sido sondado para ser pré-candidato a deputado estadual ou federal.

O convite para comandar a Sedec foi feito por Walter Alves e pelo ex-senador Garibaldi Alves Filho. Na ocasião, Silveira confirmou a existência da proposta e afirmou que estava avaliando o cenário político. Com o aceite e o anúncio oficial, o ex-prefeito passa a integrar formalmente a equipe da gestão estadual.

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico é responsável por políticas públicas voltadas à industrialização, comércio, serviços, energia e estímulo à atividade econômica no Rio Grande do Norte. Com a mudança no comando da pasta, a expectativa é de continuidade nas ações em curso e ampliação das parcerias institucionais.

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Assine nossa Newsletter

GPA, dono do Pão de Açúcar e Extra, pede recuperação extrajudicial de R$ 4,5 bi RN confirma 2º caso de superfungo Candida auris e investiga falha em limpeza hospitalar Caso Vorcaro: As mensagens secretas com Moraes e a transferência para presídio federal Influenciadora Simone Maniçoba morre após procedimento estético Enem 2025: inscrições começam em 26 de maio e provas serão aplicadas em novembro Prefeitura divulga programação do São João de Natal 2025 com shows em toda a cidade