O projeto vai capacitar produtores locais para mediar sessões de cinema.
Circuito de Cinema nos Territórios da Cidadania do RN divulga produtores selecionados
O Circuito de Cinema nos Territórios da Cidadania do RN divulga o resultado da seleção de produtores culturais que vão integrar a iniciativa voltada à promoção do acesso ao cinema e ao fortalecimento da cidadania em comunidades potiguares. Os selecionados foram escolhidos a partir da análise de formulários de inscrição e entrevistas.
Inspirado na força ancestral da La Charte du Mandé, considerada uma das primeiras declarações dos direitos humanos da humanidade, o Circuito valoriza princípios como a liberdade, a dignidade e a escuta coletiva como caminhos para a justiça social. Guiado por esses valores, o projeto propõe o cinema como ferramenta de memória, reflexão e mobilização comunitária.
Para Renata Nascimento, produtora e idealizadora do projeto, o Circuito é mais do que uma mostra itinerante.
“Levar cinema para os Territórios da Cidadania do Rio Grande do Norte é mais do que exibir filmes; é abrir janelas para o mundo, fortalecer identidades locais e promover o direito à cultura como um bem coletivo. O Circuito Nos Territórios nasce com esse compromisso: formar, escutar e transformar. Cada comunidade reafirma o quanto o audiovisual pode ser ferramenta de inclusão, educação e resistência.”
Foram selecionados: Ava Barros, Camila Morais,Júnior Costa, Martha Maueny, Maria Vericleide, Raquel Barbalho, Renata Marques, Sílvio Soares, Síria Maria Andrade e Valeska Rodrigues Morais. A seleção considerou critérios territoriais, priorização de vagas sociais e o desejo genuíno de colaborar com o projeto.
Agora, o Circuito iniciará a capacitação dessas lideranças locais para mediar sessões e conduzir rodas de conversa com o público, promovendo debates sobre temas sociais, ambientais, culturais e de acessibilidade. Ao todo, serão realizadas 20 sessões de cinema nos 10 Territórios da Cidadania do RN, com exibições seguidas de diálogos comunitários.
Cada produtor(a) será responsável por mobilizar uma ou duas sessões em seu território, atuando de forma autônoma e fortalecendo o protagonismo local.
O Circuito de Cinema nos Territórios da Cidadania do RN é realizado pela PYprod, com curadoria de Auana Câmara e Renata Nascimento, assistência de produção de Auana Câmara, arte de Leticia Paregas, identidade visual da Galáxia, acompanhamento histórico de Maria Emília Monteiro Porto e acompanhamento psicológico da psicóloga Larissa Santana.
Sobre sua participação, Larissa Santana destaca: “Sem dúvida, este treinamento multidisciplinar demonstra a responsabilidade, o cuidado e o comprometimento da idealizadora do projeto, Renata Pyrrho, que vem desenvolvendo diversas iniciativas inovadoras e mobilizadoras no RN, com resultados surpreendentes. Tenho o imenso prazer de colaborar com mais este projeto.”
“Lidar com pessoas que pensam de formas distintas e prepará-las para conduzir outras na descoberta de novas visões, mentalidades e processos de decisão não é tarefa fácil. Mas é exatamente esse o papel da psicologia, também o meu, ao longo de 15 anos de prática clínica. Minha contribuição aqui será ajudar a formar mentes pensantes, capazes de se posicionar de forma respeitosa, reconhecendo a autonomia do outro e, ao mesmo tempo, oferecendo instrumentos para o desenvolvimento de uma atuação consciente e crítica na vida. Os filmes cuidadosamente selecionados vão estimular questionamentos sobre a construção do ser, sua influência na sociedade e as possibilidades de transformação individual e coletiva. É através desse repertório audiovisual que pretendemos promover o despertar para o pensamento e a conscientização”, completa a psicóloga.
O Circuito de Cinema nos Territórios da Cidadania do RN conta com o patrocínio da Fundação José Augusto e da Secretaria de Cultura do Estado do Rio Grande do Norte, por meio da Lei Paulo Gustavo, com apoio do Ministério da Cultura e do Governo Federal com produção da PYprod.
Foto: Divulgação
Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.







