Realizadores audiovisuais podem submeter obras para Mostra Cinematográfica até 15 de setembro.
Festival URBANOCINE segue com inscrições abertas para Mostra Cinematográfica
O Festival Urbanocine está com inscrições abertas para sua tradicional Mostra Cinematográfica. Realizadores audiovisuais podem submeter obras até 15 de setembro.
Criado em 2013, o URBANOCINE atua através de exibições públicas, projeções em espaços não convencionais e oficinas formativas que promovem o debate sobre questões sociais, identitárias e territoriais a partir do cinema. Em uma trajetória marcada pela descentralização e inclusão, o projeto busca democratizar o acesso à produção e à fruição audiovisual, principalmente em comunidades afastadas dos grandes centros urbanos.
“Em dez anos, o URBANOCINE vem trabalhando cinema, identidade e cidadania, buscando incluir e dar acesso a pessoas que não estão inseridas em circuitos convencionais de cinema, seja em sua produção ou exibição. Acreditamos em um cinema como fator socializador, uma experiência coletiva e individual, capaz de acessar nossas emoções através da luz, do som e da imagem”, afirma Gustavo Guedes, idealizador do projeto.
As inscrições para a Mostra Cinematográfica devem ser feitas por meio do formulário eletrônico disponível em:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdmZL7Rx21ylxZ0v9cegMJ_1Cw4VdBHX4Rt1PSjmwvemWJulw/viewform

Os realizadores devem disponibilizar link para visualização e download do filme em alta resolução, informando a senha de acesso, se houver. Não serão aceitos links de transferência temporária ou com prazo de expiração. Podem ser inscritos curtas-metragens com duração entre 15 e 20 minutos.
A curadoria será composta por profissionais de reconhecida experiência no campo audiovisual. A Mostra Infantojuvenil está prevista para acontecer em outubro, e o festival principal será realizado em novembro de 2025.
A sétima edição do Festival URBANOCINE é uma realização da Fundação José Augusto, Secretaria de Cultura do Rio Grande do Norte, Governo do Estado do RN, com recursos da Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura e Governo Federal. A produção é da Ilha Deserta.
Todas as ações do projeto podem ser acompanhadas pelo perfil oficial no Instagram (@urbanocine).
Foto: Tiago Lima/Divulgação
Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.







