Político de 71 anos desmaiou em restaurante no bairro Tirol e foi levado pelo SAMU para atendimento médico
Ex-governador Fernando Freire passa mal e é socorrido no Hospital Walfredo Gurgel
O ex-governador do Rio Grande do Norte, Fernando Freire, de 71 anos, foi socorrido na tarde desta segunda-feira (6) após passar mal enquanto almoçava em um restaurante no bairro Tirol, zona Leste de Natal. O político foi atendido por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e encaminhado ao Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, onde permanece em avaliação médica.
Durante o episódio, o ex-governador chegou a desmaiar algumas vezes enquanto aguardava o socorro. O atendimento inicial foi realizado ainda no local, e em seguida ele foi transportado para a unidade hospitalar, onde está sendo submetido a exames clínicos para a identificação da causa do mal-estar.
Até o momento, não foram divulgadas informações oficiais sobre o estado de saúde do ex-governador. A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) confirmou que Fernando Freire foi recebido na unidade hospitalar e está sob cuidados médicos.

Fernando Freire foi vice-governador do Rio Grande do Norte durante os mandatos de Garibaldi Alves Filho, entre 1995 e 2002. Em abril de 2002, assumiu o governo do estado após a renúncia de Garibaldi, que deixou o cargo para disputar uma vaga no Senado Federal. Freire tentou a reeleição no mesmo ano, mas foi derrotado por Wilma de Faria.
Após deixar o governo, o ex-governador enfrentou processos judiciais relacionados à apropriação indevida de recursos públicos, no caso conhecido como “máfia dos gafanhotos”. Em 2014, foi condenado por envolvimento no esquema. No ano seguinte, foi preso no Rio de Janeiro e permaneceu detido por quase quatro anos em um quartel da Polícia Militar. Em 2019, obteve progressão para o regime semiaberto.
Desde então, Fernando Freire manteve-se afastado da vida pública e não voltou a disputar cargos eletivos. O episódio desta segunda-feira reacendeu a atenção sobre sua saúde, especialmente em razão de seu histórico médico e da idade avançada.
O Hospital Walfredo Gurgel é a principal unidade de urgência e emergência do estado e referência no atendimento de casos clínicos graves. A equipe médica segue monitorando o quadro clínico do ex-governador, que permanece sob observação.
Foto: Reprodução
Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.







