Novo projeto do Kurta na Kombi vai passar pelas cidades de Touros, Rio do Fogo, Taipu e Espírito Santo.
Cine Sementeira inicia circulação por cidades do RN
O ‘Cine Sementeira: Reflorestar o Futuro com Cinema’, novo projeto do Kurta na Kombi, inicia nesta semana sua circulação pelo RN promovendo mostras cinematográficas e rodas de conversa. As atividades vão ser desenvolvidas entre os dias 29 de outubro e 7 de novembro, passando pelos municípios de Touros, Rio do Fogo, Taipu e Espírito Santo (RN).
O Cine Sementeira propõe um olhar para o cinema brasileiro como semente fecunda para reflorestar imaginários. As mostras, realizadas em assentamentos rurais e comunidades quilombolas do Rio Grande do Norte, valorizam narrativas audiovisuais de temática socioambiental, que reconhecem os modos de vida e as lutas de povos indígenas, quilombolas e comunidades tradicionais. O projeto destaca o papel fundamental dessas populações na preservação do meio ambiente, no enfrentamento das mudanças climáticas e na construção de um futuro mais justo, igualitário e sustentável.
Com curadoria feminina composta por Dênia Cruz e Alessandra Augusta, o Cine Sementeira apresenta uma seleção de filmes que dialogam com questões sociais, culturais e ambientais.
Para Alessandra Augusta, o Cine Cementeira traz ao público filmes impactantes que abordam questões identitárias e humanas. “Fico muito feliz que a Mostra tenha recebido um grande número de filmes para a seleção. São filmes com perspectivas que consideram o lugar de fala, abordando, por exemplo, visões indígenas e de povos originários, os grafismos tradicionais, a convivência e o cotidiano desses territórios”, comenta a curadora.
Nas sessões do programa serão exibidos os filmes: Menina Semente (PE), Erva que cura, erva que benze (BA), Festa de Pajés (AM), Yby Katu (RN), Mangaraquilombo (RJ), Iyá Luciene, Nascida do Fogo (RN), Boi Brinquedo (CE) e Vermelho Urucum, Preto Jenipapo (MS e SP).
Em Touros, as ações acontecem na quarta-feira, 29 de outubro. Pela manhã, às 7h, será realizada a Oficina de Brinquedos Ópticos Sustentáveis na Escola Municipal Emídio Manoel do Nascimento. À noite, às 19h, haverá Sessão de Cinema movido a energia solar, seguida de roda de conversa, no Quilombo Baixa do Quinquim.

No município de Rio do Fogo, as atividades iniciam na quinta-feira, 30 de outubro, com visita guiada ao projeto de horta “Quintal Produtivo”, desenvolvido pelo assentado e pesquisador Eric Morais Rabelo, graduando em Gestão de Cooperativas pela UFRN, às 9h. À tarde, às 13h, acontece a Oficina de Brinquedos Ópticos Sustentáveis na Escola Municipal Maria Paiva e Silva. Na sexta-feira, 31 de outubro, às 19h, o público participa da Sessão de Cinema movido a energia solar e roda de conversa no Assentamento Zumbi, também em Rio do Fogo.
Em Taipu, as atividades acontecem na quarta-feira, 5 de novembro. Pela manhã, às 8h, será realizada a Oficina de Brinquedos Ópticos Sustentáveis no Núcleo Municipal de Atendimento Multidisciplinar e Inclusão (NUMAMI). À noite, às 19h, ocorre a Sessão de Cinema movido a energia solar e roda de conversa no Quilombo de Queimadas.
Encerrando a programação, o projeto chega a Espírito Santo. Na quinta-feira, 6 de novembro, às 13h, será realizada a Oficina de Brinquedos Ópticos Sustentáveis na Escola Municipal Lenira Gomes Teixeira. No dia seguinte, sexta-feira, 7 de novembro, às 19h, acontece a Sessão de Cinema movido a energia solar e roda de conversa no Assentamento Mata Verde.
Acompanhe as novidades do projeto no perfil do Kurta na Kombi no Instagram @kurtanakombi.
O projeto “Cine Sementeira: Reflorestar o Futuro com Cinema” é uma produção do Kurta na Kombi, com apoio do IDEMA RN, INCRA RN, Prefeitura Municipal de Taipu, Prefeitura Municipal de Touros, Prefeitura Municipal de Rio do Fogo e Prefeitura Municipal de Espírito Santo; realização Fundação José Augusto, Secretaria Estadual de Cultura do RN, Sistema Nacional de Cultura, Política Nacional Aldir Blanc, Ministério da Cultura e Governo Federal.
Kurta na Kombi
O Kurta na Kombi é um coletivo, ponto de cultura, cinema itinerante e cineclube, criado em 2019 na cidade do Natal/RN, que realiza continuamente iniciativas culturais com o objetivo de democratizar o acesso ao cinema brasileiro por meio de atividades de formação, circulação e exibição audiovisual. Suas ações transformam praças, quadras, parques e vias públicas em salas de cinema ao ar livre movido a energia solar, com acesso gratuito, especialmente em territórios em situação de vulnerabilidade socioeconômica.
Foto: Divulgação
Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.







