Pelo menos 55 corpos são levados por moradores para praça na Penha após operação no RJ

Pelo menos 55 corpos são levados por moradores para praça na Penha após operação no RJ

Mortes não constam do balanço oficial; perícia vai apurar relação com confronto na Serra da Misericórdia

Pelo menos 55 corpos são levados por moradores para praça na Penha após operação no RJ

Moradores do Complexo da Penha, na Zona Norte do Rio de Janeiro, levaram pelo menos 55 corpos para a Praça São Lucas, localizada na Estrada José Rucas, ao longo da madrugada desta quarta-feira, 29. A ação ocorreu no dia seguinte à operação policial considerada a mais letal da história do estado.

O governo do Rio de Janeiro havia informado, na terça-feira, 28, que 60 suspeitos foram mortos durante a operação nos complexos da Penha e do Alemão. Quatro policiais também morreram. No entanto, os corpos levados à praça não constam no balanço oficial divulgado até o momento.

Segundo a Polícia Militar, haverá perícia para verificar se os corpos têm relação com os confrontos ocorridos durante a operação. Caso sejam confirmadas como novas vítimas, o número total de mortes pode ultrapassar 100.

De acordo com informações apuradas, os corpos estavam na área de mata da Vacaria, na Serra da Misericórdia, onde se concentraram os confrontos entre forças de segurança e integrantes de facções criminosas. Moradores relataram que ainda há corpos no alto do morro.

Pelo menos 55 corpos são levados por moradores para praça na Penha
Pelo menos 55 corpos são levados por moradores para praça na Penha

O traslado dos corpos para a praça teve como objetivo facilitar o reconhecimento por familiares. A Polícia Civil informou que o atendimento oficial às famílias será realizado no prédio do Detran, ao lado do Instituto Médico-Legal (IML), a partir das 8h. Durante esse período, o acesso ao IML será restrito à Polícia Civil e ao Ministério Público, responsáveis pelos exames periciais. As demais necropsias, sem relação com a operação, serão feitas no IML de Niterói.

Ainda na noite de terça-feira, moradores transportaram seis corpos em uma Kombi até o Hospital Estadual Getúlio Vargas, também na Penha. O veículo chegou em alta velocidade e deixou o local rapidamente. Os corpos não foram incluídos na contagem oficial da operação.

A operação, batizada de “Contenção”, teve como alvo lideranças do Comando Vermelho e resultou na apreensão de quase 100 fuzis. A ação mobilizou policiais civis e militares, com apoio do Ministério Público.

O governo estadual ainda não se pronunciou oficialmente sobre os corpos levados à praça. A Secretaria de Segurança Pública acompanha o caso e deve divulgar novos dados após a conclusão das perícias.

Foto: Reprodução/Betinho Casas Novas/G1

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Enem 2025: inscrições começam em 26 de maio e provas serão aplicadas em novembro Prefeitura divulga programação do São João de Natal 2025 com shows em toda a cidade iPhone 16 com 50% de desconto na TIM vira destaque no Dia das Mães Dupla de Páscoa 2025 tem prêmio recorde e apostas podem ser feitas até este sábado (20) Carnaval de Natal 2025: Programação, transporte gratuito e tudo que você precisa saber Jogo entre Flamengo x Nova Iguaçu pelo campeonato Carioca na Arena das Dunas é cancelado