UnP leva suporte veterinário para tradicional Cavalgada da Luz em Mossoró

UnP leva suporte veterinário para tradicional Cavalgada da Luz em Mossoró

Equipe e alunos de Medicina Veterinária acompanham mais de 200 equinos durante o percurso para garantir bem-estar animal na Cavalgada da Luz

UnP leva suporte veterinário para tradicional Cavalgada da Luz em Mossoró

Cerca de 200 cavalos devem participar da 19ª edição da tradicional “Cavalgada da Luz”, em Mossoró. Para acompanhar os animais durante todo o percurso, estudantes e docentes do curso de Medicina Veterinária da Universidade Potiguar (UnP), integrante do maior e mais inovador ecossistema de educação de qualidade do Brasil: o Ecossistema Ânima, atuarão no suporte técnico e no monitoramento da saúde.

A ação tem como objetivo garantir o bem-estar dos equinos desde a concentração, realizada junto à Missa do Vaqueiro, até a chegada no Parque de Exposições Armando Buá, no bairro Costa e Silva. O evento é um dos pontos altos que antecedem os festejos de Santa Luzia, padroeira da cidade.

A concentração da equipe veterinária da UnP começa às 14h, na Capela São Francisco, no bairro Belo Horizonte. Nesse primeiro momento, que coincide com a Missa do Vaqueiro e a bênção dos cavalos, estudantes e professores realizam uma inspeção visual completa em cada animal. O objetivo é identificar possíveis sinais de cansaço ou estresse, além de garantir a hidratação adequada, verificando a necessidade de água e oferecendo suporte imediato. Às 16h, com a saída prevista da cavalgada para atravessar a cidade, o monitoramento segue ao longo do percurso.

A segunda etapa do acompanhamento acontece na Feira do Bode, local de chegada, a partir das 18h. Nesse momento, a equipe realiza uma reavaliação minuciosa dos cavalos, observando parâmetros respiratórios, sinais vitais e eventuais impactos do esforço da marcha. Além da avaliação técnica, os profissionais e estudantes da UnP também dialogam com os responsáveis pelos animais, reforçando orientações de manejo e atestando o estado geral de saúde de cada um.

“Nossa participação garante que a tradição seja celebrada com responsabilidade, colocando o bem-estar dos cavalos em primeiro lugar. É uma aula prática de campo essencial para os nossos alunos e um serviço importante para a comunidade de vaqueiros e cavaleiros que celebram Santa Luzia”, diz a professora da UnP, Kátia Freire.

Fotos: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Enem 2025: inscrições começam em 26 de maio e provas serão aplicadas em novembro Prefeitura divulga programação do São João de Natal 2025 com shows em toda a cidade iPhone 16 com 50% de desconto na TIM vira destaque no Dia das Mães Dupla de Páscoa 2025 tem prêmio recorde e apostas podem ser feitas até este sábado (20) Carnaval de Natal 2025: Programação, transporte gratuito e tudo que você precisa saber Jogo entre Flamengo x Nova Iguaçu pelo campeonato Carioca na Arena das Dunas é cancelado