Renúncia de Walter Alves muda cenário político do RN para as eleições de 2026

Renúncia de Walter Alves muda cenário político do RN para as eleições de 2026

MDB mantém comando partidário com Walter Alves enquanto PT confirma Fátima Bezerra ao Senado e Cadu Xavier ao Governo do RN

O vice-governador do Rio Grande do Norte, Walter Alves (MDB), vai anunciar oficialmente na próxima semana que deixará o cargo para cumprir o prazo de desincompatibilização eleitoral, com o objetivo de disputar uma das 24 vagas de deputado estadual nas eleições de 2026. Apesar do anúncio antecipado, a renúncia será formalizada apenas dentro do prazo previsto pela legislação eleitoral.

Com a decisão, Walter Alves também definiu que não assumirá o Governo do Estado em eventual vacância do cargo, caso a governadora Fátima Bezerra (PT) se afaste para disputar uma vaga ao Senado Federal. Mesmo se Fátima optar por permanecer no cargo até o fim do mandato, o vice-governador não pretende seguir na função, uma vez que estará dedicado ao projeto eleitoral proporcional.

Diante desse cenário, a legislação estadual prevê que, em caso de vacância simultânea dos cargos de governador e vice-governador, seja realizada uma eleição indireta na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, para escolha do novo chefe do Poder Executivo.

MDB define estratégia e mantém comando partidário

Além da candidatura pessoal, Walter Alves pretende intensificar o trabalho de fortalecimento das nominatas do MDB para deputado estadual e deputado federal. Mesmo com a definição de sua saída do Executivo, o partido não descarta, em um segundo momento, integrar a chapa majoritária governista, indicando nomes para os cargos de vice-governador ou senador.

Na quarta-feira (7), a Direção Executiva Nacional do MDB decidiu prorrogar até 15 de março de 2027 o mandato de Walter Alves à frente do diretório estadual da legenda no Rio Grande do Norte. Com isso, ele seguirá como presidente do MDB potiguar e responsável pela organização do partido para as eleições de 2026.

Em comunicado, o MDB destacou que Walter Alves integra a Executiva Nacional e que, sob sua condução, o partido se consolidou como o maior do estado em número de filiados, prefeitos, vice-prefeitos e vereadores.

Ao comentar a decisão, Walter afirmou que seguirá focado na estruturação da legenda. “Vamos continuar trabalhando para fortalecer o MDB, agora com a missão de preparar o partido para as eleições deste ano”, declarou.

PT reafirma estratégia eleitoral para 2026

Mesmo diante da decisão de Walter Alves, o Partido dos Trabalhadores (PT) afirmou que mantém inalterada sua estratégia eleitoral no Rio Grande do Norte. A posição foi reforçada pela presidenta estadual da sigla, vereadora Samanda Alves, após a governadora Fátima Bezerra reafirmar publicamente as pré-candidaturas do grupo político.

Segundo Samanda, o eventual movimento do vice-governador não altera o planejamento do campo governista. “Para o PT, está reafirmado como nós estaremos organizados e iremos disputar as eleições de 2026: a pré-candidatura de Cadu confirmada ao governo e a pré-candidatura da professora Fátima Bezerra ao Senado”, afirmou.

A dirigente partidária informou ainda que não houve comunicação formal ao PT sobre a renúncia de Walter Alves, embora a decisão já seja tratada como definida nos bastidores políticos. “O PT não foi comunicado ainda sobre a decisão do vice-governador de não assumir o governo, no caso da renúncia da governadora”, disse.

Reuniões em Brasília reforçam pré-candidaturas

Na quinta-feira (8), a governadora Fátima Bezerra e o secretário estadual da Fazenda, Carlos Eduardo Xavier (Cadu Xavier), reforçaram suas pré-candidaturas ao Senado Federal e ao Governo do Estado, respectivamente, após reunião em Brasília com o presidente nacional do PT, Edinho Silva, e com o deputado federal José Guimarães, coordenador do Grupo de Trabalho Eleitoral do partido.

A informação foi divulgada pela própria governadora em publicação nas redes sociais. Segundo Fátima, o encontro tratou do projeto do PT para as eleições de 2026 no Rio Grande do Norte. “Seguiremos firmes mostrando a importância da transformação que o nosso governo tem promovido em todo o estado, representados pelas nossas pré-candidaturas ao Senado e de Cadu Xavier para o Governo”, escreveu.

Na mesma semana, Walter Alves esteve reunido em Brasília com o presidente nacional do MDB, Baleia Rossi, ocasião em que foi confirmada a prorrogação de seu mandato à frente do diretório estadual do partido.

Desdobramentos políticos e institucionais

Sobre os efeitos institucionais da decisão de Walter Alves, Samanda Alves destacou que havia um entendimento político anterior entre o Governo do Estado e o MDB, incluindo compromisso de fortalecimento das nominatas da legenda para a Câmara dos Deputados e para a Assembleia Legislativa.

A dirigente reconheceu que a indefinição provocou ajustes em planos de filiação partidária, mas reiterou que a estratégia do PT para as eleições proporcionais segue mantida. Segundo ela, o foco é ampliar a presença do partido e do campo progressista tanto na Câmara Federal quanto na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte.

Foto: Arquivo/Reprodução / Reprodução/Instagram

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Influenciadora Simone Maniçoba morre após procedimento estético Enem 2025: inscrições começam em 26 de maio e provas serão aplicadas em novembro Prefeitura divulga programação do São João de Natal 2025 com shows em toda a cidade iPhone 16 com 50% de desconto na TIM vira destaque no Dia das Mães Dupla de Páscoa 2025 tem prêmio recorde e apostas podem ser feitas até este sábado (20) Carnaval de Natal 2025: Programação, transporte gratuito e tudo que você precisa saber