Evento na Praça Cívica denuncia a intolerância e o racismo religioso e promove o diálogo entre diferentes crenças
Ato público marca o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa em Natal
O Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, 21 de janeiro, será marcado em Natal por um ato na Praça Cívica. Organizada pelo Fórum de Diálogo Interreligioso do Rio Grande do Norte, a ação tem como propósito de publicizar a luta contra a violência com viés religioso, promover cultura de paz e diálogo religioso, na convicção de que não pode haver paz no mundo em paz entre as religiões.
O Fórum é uma frente que reune lideranças e fiéis de diversos crenças religiosas na luta contra a intolerância e o racismo religioso. Sua importância tem residido na promoção do diálogo e na denúncia de toda forma de vilipêndio, violência e intolerância de viés religioso. A ideia é fortalecer a visibilidade política em defesa, especialmente, das crenças religiosas que são minoritárias no nosso estado e, por isso, vítimas mais fáceis do preconceito, intolerância e racismo.

O dia 21 de janeiro é reservado para a luta contra a intolerância religiosa desde 2017. Ele rememora a morte da Iyalorixá Mãe Gilda de Ogum, do terreiro Axé Abassá de Ogum (BA). Em 1999, seu terreiro foi invadido e depredado, e ela foi alvo de difamação em jornais ligados a grupos religiosos hegemônicos, o que afetou profundamente sua saúde. A sacerdotisa foi acusada de charlatanismo,e, além de sua casa ter sido atacadas, pessoas da sua comunidade foram agredidas. Ela faleceu no dia 21 de janeiro de 2000, vítima de infarto, resultado direto dos ataques sofridos.
Serviço:
Ato público pelo Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa
Data: 21 de janeiro de 2026
Local: Nome: Praça Pedro Velho (Praça Cívica), Petrópolis.
Horário: 16h
Foto: Divulgação
Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.







