Polícia Civil prende dois investigados por descumprir medidas protetivas em Parnamirim

Polícia Civil prende dois investigados por descumprir medidas protetivas em Parnamirim

Ação da Polícia Civil ocorreu no bairro Liberdade, em Parnamirim, e cumpriu decisões da Vara da Infância e Juventude

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte prendeu, na manhã desta terça-feira (20), dois homens suspeitos de descumprir Medidas Protetivas de Urgência no bairro Liberdade, no município de Parnamirim, na Região Metropolitana de Natal. A ação integra a Operação Infância Protegida, deflagrada com o objetivo de assegurar o cumprimento de decisões judiciais relacionadas à proteção de crianças e adolescentes.

As prisões ocorreram por determinação da Vara da Infância e Juventude de Parnamirim. De acordo com a Polícia Civil, um dos investigados, maior de idade, teve a prisão preventiva decretada pela Justiça. O outro suspeito, que era adolescente à época dos fatos investigados, teve a internação provisória determinada, conforme decisão judicial.

Segundo as investigações, os dois homens são apurados por crimes previstos no artigo 25 da Lei nº 14.344/2022, conhecida como Lei Henry Borel. A legislação estabelece medidas para a prevenção e o enfrentamento da violência doméstica e familiar contra crianças e adolescentes, além de prever sanções para o descumprimento de ordens judiciais voltadas à proteção das vítimas.

As apurações indicam que os investigados teriam praticado crimes contra uma criança de nove anos. Em razão da gravidade dos fatos apurados, a Justiça determinou a adoção de Medidas Protetivas de Urgência, entre elas a proibição de qualquer tipo de contato com a vítima e restrições relacionadas à aproximação.

Conforme informado pela Polícia Civil, durante o acompanhamento do caso foi constatado que as medidas judiciais impostas não estavam sendo cumpridas pelos investigados. Diante do descumprimento das ordens judiciais, o Judiciário expediu os mandados que resultaram nas prisões realizadas nesta terça-feira.

A Operação Infância Protegida é conduzida pela Polícia Civil com foco no combate a crimes praticados contra crianças e adolescentes. A iniciativa busca reforçar a atuação do Estado na garantia da integridade das vítimas, no cumprimento das decisões judiciais e na responsabilização de investigados que descumprem medidas impostas pela Justiça.

Após o cumprimento dos mandados, o homem maior de idade foi conduzido ao sistema prisional, onde ficará à disposição da Justiça. O outro investigado, conforme determinação judicial, foi encaminhado para cumprimento de internação provisória, seguindo os procedimentos previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

A Polícia Civil reforçou que o trabalho de investigação continua em andamento, com o objetivo de reunir todos os elementos necessários à apuração dos fatos. A instituição também destacou a importância do cumprimento rigoroso das Medidas Protetivas de Urgência como instrumento fundamental para a proteção de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.

Denúncias relacionadas a crimes contra crianças e adolescentes podem ser feitas de forma anônima por meio do Disque Denúncia 181, serviço mantido pela Secretaria da Segurança Pública do Rio Grande do Norte.

Fotos: Divulgação/Polícia Civil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Influenciadora Simone Maniçoba morre após procedimento estético Enem 2025: inscrições começam em 26 de maio e provas serão aplicadas em novembro Prefeitura divulga programação do São João de Natal 2025 com shows em toda a cidade iPhone 16 com 50% de desconto na TIM vira destaque no Dia das Mães Dupla de Páscoa 2025 tem prêmio recorde e apostas podem ser feitas até este sábado (20) Carnaval de Natal 2025: Programação, transporte gratuito e tudo que você precisa saber