Convocados em concursos relatam dificuldades para exames na Junta Médica do RN

Convocados em concursos relatam dificuldades para exames na Junta Médica do RN

Exames na Junta Médica do RN são exigidos para posse de aprovados nos concursos da Educação e da Saúde

Candidatos convocados nos concursos públicos das áreas da Educação e da Saúde do Rio Grande do Norte relataram dificuldades para realizar os exames obrigatórios na Junta Médica do Estado. Os procedimentos são necessários para a posse e o ingresso no funcionalismo público estadual.

Nos últimos dias, convocados têm enfrentado problemas relacionados ao agendamento das avaliações médicas e à formação de longas filas no Centro Administrativo do Estado, em Natal, onde funciona a Junta Médica.

Nesta quarta-feira (21), o cenário voltou a se repetir, com candidatos aguardando atendimento desde as primeiras horas do dia. Alguns relataram que chegaram a permanecer no local durante a madrugada na tentativa de garantir atendimento.

Os convocados informaram que o sistema de agendamento online não estaria disponibilizando vagas de forma regular. Diante disso, muitos passaram a se dirigir presencialmente à Junta Médica em busca de encaixe, sem garantia de atendimento.

De acordo com os convocados, a preocupação principal está relacionada ao cumprimento do prazo para posse. Caso os exames não sejam realizados dentro do período estabelecido, há o risco de necessidade de prorrogação da posse ou repetição de exames já realizados.

O concurso da Educação convocou mais de 1,6 mil candidatos. Já na área da Saúde, mais de 800 aprovados foram nomeados na última chamada, além de outros 600 convocados anteriormente, o que resultou em alta demanda concentrada em curto espaço de tempo.

Em nota, a Secretaria de Estado da Administração (Sead) informou que adotou medidas emergenciais para regularizar os atendimentos da Junta Médica e viabilizar a posse dos candidatos no menor prazo possível.

Segundo a Sead, em um intervalo aproximado de 20 dias, foram realizadas mais de 3 mil nomeações. A pasta afirmou que a concentração elevada de convocações superou, temporariamente, a capacidade operacional regular da Junta Médica.

Ainda de acordo com a secretaria, até o momento, mais de mil atendimentos já foram realizados, e as equipes seguem atuando para ampliar a oferta diária de vagas.

A Sead informou que, de forma preventiva, ampliou a oferta de médicos do trabalho em dezembro. Em janeiro, também intensificou articulações com o Instituto de Previdência dos Servidores do Estado (Ipern) e com a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) para aumentar o número de profissionais disponíveis.

A pasta destacou que o processo de posse segue os ritos administrativos previstos na legislação vigente e observados pelos órgãos de controle, como o Tribunal de Contas do Estado (TCE).

Sobre os prazos, a Sead esclareceu que candidatos que se sentirem prejudicados podem solicitar a prorrogação da posse, conforme previsto em lei. No caso dos aprovados da Secretaria de Educação, a posse será realizada de forma coletiva, dentro do prazo de vigência da convocação.

A secretaria informou ainda que ampliou a capacidade de atendimento da Junta Médica e reorganizou as escalas para aumentar o número diário de avaliações nos próximos dias.

Foto: Arquivo/POR DENTRO DO RN/Ilustração / Carmem Félix/Governo do RN/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Assine nossa Newsletter

Influenciadora Simone Maniçoba morre após procedimento estético Enem 2025: inscrições começam em 26 de maio e provas serão aplicadas em novembro Prefeitura divulga programação do São João de Natal 2025 com shows em toda a cidade iPhone 16 com 50% de desconto na TIM vira destaque no Dia das Mães Dupla de Páscoa 2025 tem prêmio recorde e apostas podem ser feitas até este sábado (20) Carnaval de Natal 2025: Programação, transporte gratuito e tudo que você precisa saber