Mostra já alcançou mais de 3.200 visitantes com representações de expressões de fé, ancestralidade e saberes tradicionais do sertão do Nordeste; escolas podem agendar visitas guiadas
Reinos do Imaginário prolonga temporada na Pinacoteca Potiguar
Em cartaz na Pinacoteca Potiguar, a exposição Reinos do Imaginário anuncia que vai prolongar sua temporada em Natal até o dia 22 de fevereiro. Com mais de 3.200 visitantes registrados, a programação apresenta o olhar abstrato do artista visual AZOL sobre o sertão, construído a partir da interpretação do imaginário popular, crenças e mitologias. A entrada é gratuita.
Com uma curadoria que reúne fotografias, pinturas e peças tridimensionais, a programação constrói narrativas visuais que vão além dos estereótipos tradicionalmente associados às representações da região.
Dividida em quatro núcleos, chamados de Reino da Cruz Errante, do Chão das Promessas, do Encoberto e do Silêncio Ardente; a mostra coloca o público em contato com representações de expressões de fé, ancestralidade, território e saberes tradicionais em cerâmica, barro, madeira, porcelana e tapeçaria.
A produção foi realizada ao longo de três anos de pesquisa, entre viagens que somam mais de 3.500 quilômetros pelos estados da Bahia, Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte; passando pelas cidades de Canudos (BA), São José do Belmonte (PE), onde está localizado o ponto de peregrinação da Pedra do Reino que inspirou Ariano Suassuna, e o Cariri cearense.
AZOL conta que a ideia surgiu em estudos para sua última exposição, O Sertão Virou Mar, em 2022. Mas foi nessas viagens que o artista intensificou sua construção de elementos gráficos inspirados na arquitetura sertaneja. Ao perceber que as casas do interior nordestino, representadas de maneira fragmentada, lembravam coroas surgiu a ideia de colocar um elemento humano, um perfil, um nariz, um olho, de forma expressionista abstrata.
Dentre os destaques da exposição está uma instalação com ex-votos elaborados em cerâmica, em barro; totens em madeira, pratos em porcelana e uma tapeçaria. Outra instalação que promete chamar atenção é inspirada nas cúpulas do Castelo de Zé dos Montes, cartão postal do município de Sítio Novo (RN).
A exposição Reinos do Imaginário conta com apoio institucional do Governo do Rio Grande do Norte, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e da Fundação José Augusto (FJA), que administram o Palácio Potengi, onde está instalada a Pinacoteca do Estado.

Agendamento de visitas
Ao propor uma experiência de aprendizagem que articula imaginação, sensibilidade e reflexão crítica a partir de referências da cultura brasileira e potiguar, Reinos do Imaginário oferece visitas guiadas para escolas públicas e particulares. Os passeios contam com mediadores que explicam as obras e os contextos onde foram criadas.
Para Karen Álvares, produtora de programações públicas da exposição, a atividade é especialmente relevante para o público jovem, pois “dialoga com conteúdos escolares que atravessam as disciplinas de História, Literatura e Cultura Popular, o que amplia o repertório dos estudantes”.
As visitas podem ser agendadas por telefone (84 98813-0030) ou formulário online, no link bit.ly/visitereinosdoimaginario para datas entre terça e sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados e domingos, das 9h às 16h, conforme a disponibilidade da agenda e da capacidade de atendimento.
SERVIÇO
O que: Exposição Reinos do Imaginário
Quando: Prolongada até 22 de fevereirojaneiro
Onde: Pinacoteca Potiguar. Praça Sete de Setembro, s/n – Cidade Alta, Natal/RN.
Funcionamento: De terça a sexta: 8h às 17h | Sábado e domingo: 9h às 16h
Para agendamento de escolas, grupos institucionais e de turismo
Contato: Telefone (84 98813-0030) | Formulário online: bit.ly/visitereinosdoimaginario
Acesso gratuito
Foto: Divulgação
Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.






