Candidato do Partido Socialista derrotou André Ventura, do Chega; Eleição teve 95% das urnas apuradas no anúncio do resultado
Portugal elegeu neste domingo (8) António José Seguro como novo presidente da República. Com 95% das urnas apuradas, o candidato do Partido Socialista obteve 66% dos votos válidos, derrotando André Ventura, do partido Chega, que ficou com 34%, segundo dados divulgados pela agência Reuters.
Vitória confirma maioria expressiva nas urnas
A apuração parcial confirmou vantagem consistente de Seguro ao longo do processo eleitoral. O resultado consolida a vitória ainda antes da totalização completa dos votos.

António José Seguro tem 63 anos e retorna ao cenário institucional após trajetória política marcada pela atuação no Partido Socialista.
Discurso de cooperação marcou campanha presidencial
Durante a campanha, Seguro adotou um discurso voltado à cooperação com o governo minoritário de centro-direita atualmente no poder em Portugal.
Após a confirmação da vitória, o presidente eleito afirmou que o resultado representa um compromisso do país com a democracia e com o futuro institucional.
André Ventura mantém crescimento político em Portugal
Mesmo derrotado na disputa presidencial, André Ventura, de 43 anos, mantém trajetória de crescimento político no país.

O partido Chega tornou-se, em 2025, a segunda maior força no Parlamento português, refletindo o avanço da direita em Portugal e em outros países da Europa, conforme aponta a Reuters.
Fotos: RS/Fotos Públicas
Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.







